quinta-feira, 7 de outubro de 2010

GANHEI UM BOTERO


       
        Dia desses ganhei de um amigo um Botero. Me sentindo um completo ignorante, fui procurar na internet algo sobre a obra desse pintor colombiano que eu até então desconhecia. Interessantíssimo! A Monalisa gordinha, que logo logo estará na minha sala serviu de estímulo para que eu fosse atrás da obra desse instigante pintor.



       Fernando Botero, pintor colombiano, nasceu em 19 de abril de 1932, em Medellin, Colômbia. Para este artista a cor é fundamental nos seus quadros porque ilumina a pintura. Nos seus quadros somente existe a forma e a cor interior também procura sempre uma certa monumentalidade.
        Há quem não goste de suas pinturas e esculturas, outros tantos que vejam em sua obra uma apologia à obesidade. Mas a obra de Botero é uma releitura instigante dos ideais de beleza do Renascimento.
         Suas obras destacam-se sobretudo por figuras rotundas, o que pode sugerir a estaticidade da humanidade. Há de se perceber uma crítica social, especilamente no que diz respeito à ganância do ser humano. A obra do pintor das figuras gordinhas e amáveis retratadas em cenas do cotidiano é facilmente reconhecida até por quem não costuma freqüentar galerias de arte.

Um comentário:

  1. Gostaria qee as imagesn tivessem legendas!
    Mass mesmo assim ta ótimo

    ResponderExcluir