sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

PEIXE GRANDE E SUAS HISTÓRIAS MARAVILHOSAS - SUGESTÃO DE FILME

          Não sou de chorar vendo filme... (não me orgulho disso)... Mas, o fato, é que Peixe Grande me fez chorar no final... Impossível não se identificar com alguma das situações do filme, principalmente com a relação pai e filho dos protagonistas...



  SINOPSE:   Edward Bloom (Albert Finney) sempre foi um contador de histórias sobre sua extravagante vida quando jovem (Ewan McGregor), quando seu desejo de viajar o levou de uma pequena cidade no Alabama para uma volta ao mundo. Suas explorações místicas variam do divertimento ao delírio, quando conta histórias sobre gigantes, feiticeiras e duas cantoras gêmeas siamesas. Com suas narrações exageradas, Bloom encanta a quase todos que encontra, exceto seu filho Will (Billy Crudup). Quando sua mãe Sandra (Jessica Lange) tenta aproximá-los, Will precisa aprender a separar a realidade da ficção conhecendo os grandes feitos e derrotas de seu pai.




          "Quão grande pode ser a história de um homem? Quão importante podem ser seus feitos? Quando o mito se torna real?
           Respondendo todas essas perguntas, o diretor Tim Burton dá vida ao mundo mágico de Edward Bloom. Um homem que tem em sua bagagem milhares de histórias, contadas e narradas no filme “Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas” (2003). Com um orçamento de US$ 70 milhões, Burtom dá originalidade a um roteiro incrível, escrito por John August, baseado em livro de Daniel Wallace.


           O filme conta a história de um homem velho (o papel ficou com o veterano Albert Finney) que passa seus dias contando às pessoas algumas de suas histórias(vividas com vigor com Ewan McGregor). Seu filho (Billy Crudup) se distancia do pai por duvidar do que ele conta, e então resolve fazer uma busca pelas verdadeiras histórias. O filme possui momentos que caracterizam o consagrado Tim Burton, com paisagens e cenários obscuros, mas o diretor soube fugir de seu estilo, mesclando na trajetória de Bloom o colorido que se imagina presente em uma fantasiada vida como a do protagonista.






           Peixe Grande é uma obra leve, que não deixa de ser instigante. Com sete indicações ao BAFTA, quatro ao Globo de Ouro e candidato a melhor filme estrangeiro pelo prêmio David di Donatello, me espanta o tamanho da repercussão, não tão grande quanto sua qualidade.
           Peixe Grande é uma história sobre a vida, sobre amores, amigos, medos. É um conto, esculpido por mãos certas, que relata como as atitudes e atos de um homem podem ser imensamente maiores do que sua própria vida, ao passo de se tornarem eternas.

Um comentário:

  1. Esse é um dos meus filmes favoritos por três motivos:
    1. Um dos temas centrais é a paternidade;
    2. É um filme com Ewan McGregor;
    3. É Tim Burton!!

    Sem mais...
    Maravilhoso!!!!

    ResponderExcluir