sábado, 26 de fevereiro de 2011

CATARATAS





          Semana passada estive de férias em Foz do Iguaçu. Depois de uma passadinha em Itaipu Binacional (binacional porque pertence ao Paraguai e ao Brasil) e de umas comprinhas no Paraguai fui com o meu amigo japonês conhecer as cataratas.
          São duas possibilidades de passeios: o lado argentino e o lado brasileiro. Aconselho a quem for até lá, que faça os dois passeios, pois embora contemplem uma mesma beleza natural, são propostas diferentes.
         

           
          Criado em 1939 e tombado como patrimônio mundial natural da humanidade pela UNESCO em 1986, o Parque Nacional do Iguaçu localiza-le no extremo-oeste do Paraná, na bacia hidrográfica do Rio Iguaçu.

 

         
          Do lado argentino, temos o Parque Nacional Iguazu, criado em 1934. Os dois parques são lindos, mas o lado argentino surpreende pelo inusitado. Fiquei sabendo que durante a ditadura (em ambos os países) muitos corpos de presos políticos foram desovados nas cataratas, tornando-a um grande cemitério natural. Na hora, olhando aquela maravilha toda, a gente nem pensa nisso...
         
          Outra coisa interessante: Enquanto perambulei pelos dois parques, notei que no lado argentino tinha cadeira de rodas para ser usada pelos visitantes. Era uma cadeira com rodas mais grossas, para facilitar o acesso em terrenos não muito planos.

                         
          No lado brasileiro, nada de cadeira de rodas ou de cadeirantes. Os hermanos estão na frente!
          Total, fica a dica de viagem.






Nenhum comentário:

Postar um comentário