quarta-feira, 23 de março de 2011

ANOS 80 - CINEMA

        Aí vamos nós por uma viagem pelo cinema dos anos oitenta.

    "Há muito tempo atrás, numa galáxia muito distante..." assim começava a saga de "Guerra nas Estrelas" (1977), que teve suas duas sequências nos anos oitenta: "O Império Contra-Ataca"(1980) e "O Retorno de Jedi (1983)".




     George Lucas escreveu a primeira versão da história com lápis número dois, num caderno de estudante. Cheio de erros ortográficos, o texto levou um trato de um roteirista contratado por ele próprio.



     Outro filme que foi lançado nos anos setenta, mas que teve suas sequências nos anos oitenta foi a saga "Superman", com Christopher Reeve.  
         
 
   
   Superman II- a aventura continua (1980), Superman III (1983) e Superman IV - em busca da paz (1987)  exigiram que Christopher Reeve corresse atrás de uma musculatura convincente para ser o Superman, sendo que o ator precisou fazer um tratamento especial supervisionado por David Prowse, o ator que interpretou Darth Vader em Guerra nas Estrelas.




      Criada pela dobradinha Steven Spielberg e George Lucas, a trilogia do arqueólogo (Harrison Ford) que vivia em busca de objetos antigos é um exemplo de filmes que marcaram toda a década de 80: o primeiro foi realizado em 1981, o segundo em 1984 e o último, em 1989.

      Em Os Caçadores da Arca Perdida (1981), na famosa cena em que Indiana encara uma cobra naja, há um vidro entre Harrison Ford e a peçonhenta. E foi bom: mesmo com a divisão, ela dilatou o pescoço, inclinou a cabeça e jogou veneno no vidro.

      Em Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984), o ator Harrison Ford se machucou seriamente e começou a sentir dores nas costas por causa de uma hernia na coluna. O ator foi levado para Los Angeles e operado, e enquanto isso, o filme foi sendo rodado com um dublê. Quando o ator voltou, só foram feitas as cenas em que ele aparecia em close.

      No terceiro filme da série, Indiana Jones e a Última Cruzada (1989), Steven Spielberg, que é judeu, coordenou a marcha de um exército nazista, e o ator e promessa a galã River Phoenix, interpretou o jovem Indiana Jones.





      Lançado no verão de 1982, E.T., o extraterrestre é um dos clássicos da geração 80 e responsável  por uma cena antológica da telona: E.T. e seu amigo Elliot voam de bicicleta na frente da lua. No ano de lançamento o filme faturou 700 milhões de dólares. A voz original do extraterrestre é de uma professora de dicção de 82 anos.



      Em 1985 um outro grande sucesso  tomou conta das telas: De Volta para o Futuro iniciava outra trilogia famosa nos anos 80. Marty, um jovem que viaja no tempopara o passado por obra de um amalucado inventor (Doc) e termina por servir de cupido para seus próprios pais... Assim começava toda aquela confusão que encheu salas de cinema do mundo todo.






      Outra trilogia famosa foi Karatê Kid (1984), com Ralph Macchio como Daniel-San... Quem não se lembra dele treinando na praia com um lenço na cabeça?



      Um dos filmes mais lembrados pela geração 80 foi "Clube dos Cinco". Estrelado por Emilio Estevez, Judd Nelson e Molly Ringwald, o filme conta a história de cinco estudantes aparentemente diferentes que são forçados a passar um dia de

castigo na escola.
Como punição, tinham que escrever uma redação de mil palavras sobre o que cada um pensava de si mesmo.





      Outro grupo de garotos que também deu o que falar nos anos 80 foram "Os Goonies", de 1986. Mikey, Bolão, Bocão e Dadol resolvem organizar uma cerimônia de despedida dos prédios do seu bairro, prestes a serem demolidos. É quando descobrem um mapa do  tesouro que, segundo a lenda, pertencia ao pirata Willie Caolho e saem em busca ao tesouro.

Fonte: Almanaque dos anos 80

Nenhum comentário:

Postar um comentário