terça-feira, 15 de março de 2011

ANOS 80 - MÚSICA PARTE 4

        Saindo do universo da música brasileira, vamos recordar o que de mais significante existiu na música internacional nos anos oitenta:

MICHAEL JACKSON - em 1982, Michael Jackson lançou "Thriller", um divisor de águas na história fonográfica. quase todas as músicas do disco estouraram e o álbum se tornou o mais vendido de todos os tempos no mundo: foram 63 milhões de cópias.





MADONNA: o compacto "Everebody", de 1982 foi o pontapé inicial na carreira da cantora, que em 1983 lançou seu primeiro LP, com o hit "Borderline". No final de 1984, com "Like a virgin" ela começou a chocar os mais conservadores e se consagrou como uma estrela mundial.




A-HA - os noruegueses eram motivo de suspiro de muitas moçoilas e tocaram sucessos como "You are the one". O grupo veio ao Brasil em 1989.




DAVID BOWIE: o camaleão, famoso antes mesmo dos anos 80, emplacou um clipe atrás do outro nos programas que pipocavam nos anos 80.


 

PAUL MAcCARTNEY - o ex-beatle fez um das apresentaões mais marcates de todos os tempos no Brasil, nos dias 19 e 21 de abril de 1990 no Maracanã.




OINGO BOINGO - o octeto californiano, liderado por Danny Elfman foi responsável por sucessos como "Weird science", "Stay" e "Not my slave".


QUEEN - foi o primeiro grupo internacional de grande porte a tocar no Brasil. Em 1981, o Queen fez duas apresentações no Morumbi. Freddie Mercury e sua turma também tocariam no Rio, mas, às vésperas do show, o governador Chagas Freitas cancelou a apresentação.





TINA TURNER - em janeiro de 1988, com sua voz poderosa, ela protagonizou uma cena momorável: entrou para cantar no Maracanã num carro alegórico da Beija-Flor.





U2 - uma das bandas mais populares da década. Colecionou hits como "I will follow", "Gloria", "Where the streets have no name".







STING - já separado do Police, Sting teve uma relação de puro afeto com o Brasil. Em dezembro de 1987, ele cantou no Maracanã e iniciou uma turnê por aqui um dia depois da morte do seu pai. Em fevereiro de 1989, voltou ao país para um encontro histórico com a tribo Xingu, em Altamira. Sting apoiou a luta dos índios contra a construção de uma usina hidrelétrica que ia inundar as terras do Xingu.



WE ARE THE WORLD - em 1985, Michael Jackson compôs com Lionel Richie "We are de world" para o projeto beneficente USA for Africa. A canção reuniu um grupo de 44 artistas pesos pesados da música pop internacional, como Stevie Wonder, Diana Ross, Cindy Lauper, Bruce Springsteen, Paul Simon, Tina Turner, Ray Charles, Bob Dylan entre outros. We are the world foi, composta em apenas duas horas, foi gravada no dia 28 de janeiro e entrou no primeiro lugar das paradas de dezenas de países, incluindo o Brasil. Foram arrecadados 50 milhões de dólares para amenizar a fome.




Fonte: Almanaque dos anos 80








Nenhum comentário:

Postar um comentário