terça-feira, 29 de março de 2011

AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO - CRISTO REDENTOR

3) CRISTO REDENTOR



      Está localizado no topo do Morro do Corcovado, a 709 metros acima do nivel do mar. Foi inaugurado às 19h 15min do dia 12 de outubro de 1931, depois de cerca de cinco anos de obras. Um símbolo do cristianismo, o monumento tornou-se um dos ícones mais reconhecidos internacionalmente do Rio e do Brasil.
      A história recente do Corcovado data desde o século XVI, quando os colonizadores portugueses batizaram a montanha de Pico da Tentação, uma referência a um monte bíblico. No século XVII o monte é rebatizado de Corcovado, devido a sua forma que lembraria uma corcunda (corcova). Em 1824, dois anos após a independência do Brasil, Dom Pedro I lidera uma expedição ao topo do Corcovado, abrindo um caminho para o cume.
      A construção de um monumento religioso no local foi sugerida pela primeira vez em 1859, pelo padre Iazarista Pedro Maria Boss à Princesa Isabel. No entanto, apenas retomou-se efetivamente a idéia em 1921, quando se avizinhavam as comemorações pelo centenário da Independência do brasil.
     A pedra fundamental do monumento foi lançada em 4 de abril de 1922,  mas as obras somente foram iniciadas em 1926. Dentre as pessoas que colaboraram para a realização, podem ser citados o engenheiro Heitor da Silva Costa  (autor do projeto escolhido em 1923), o artista plástico Carlos Oswald  (autor do desenho final do monumento) e o escultor francês de origem polonesa Paul Landowski  (executor dos braços e do rosto da escultura).
      Os primeiros esboços do Cristo foram feitos pelo pintor Carlos Oswaldo, que o imaginou carregando uma cruz, com um globo terrestre nas mãos, sobre um pedestal que simbolizaria o mundo. Mas foi a população carioca que optou pela forma da imagem do Redentor de braços abertos, como ela é hoje conhecida no mundo inteiro.
      Ainda hoje algumas pessoas dizem erroneamente que o monumento foi um presente da França para o Brasil, quando na verdade, a obra foi erigida a partir de doações de fiéis de arquidioceses e suas paróquias por todo o país com o projeto de autoria e chefia do engenheiro Heitor da Silva Costa . Da França vieram apenas uma réplica de 4 metros feita de pequenos moldes, assim como modelos das mãos feitos pelo colaborador Landowski.




      Foram estudados vários materiais para o revestimento da estátua, mas por fim foi escolhida a pedra-sabão, utilizada por Aleijadinho para esculpir os Profetas em Congonhas do Campo, Minas Gerais. Embora seja um material fraco, que pode ser riscado até com uma unha, é extremamente resistente ao tempo e não deforma nem racha com as variações de temperatura.
      Construir o monumento não foi fácil. Como a execução da obra era impossível no Brasil, os desenhos foram levados para a França, aos cuidados do escultor polonês Paul Landowski. De volta ao país, as peças foram transportadas nos trens da Estrada de Ferro do Corcovado e montadas no alto do morro.
      Antes mesmo de ser construído, o Cristo Redentor era motivo de acaloradas discussões que dividem o país em católicos, protestantes e cidadãos sem religião. Apesar de atualmente protestantes de todo o mundo visitarem o Cristo, inicialmente os líderes da  Igreja Batista eram contrários à construção do mesmo, chegando a propor que o dinheiro arrecadado fosse usado na construção de uma obra beneficente.

Principais características do monumento
  • O Cristo Redentor é uma estátua de Jesus Cristo, situada no morro do Corcovado (cidade do Rio de Janeiro).
  • A estátua possui 30 metros de altura, sendo mais 8 de pedestal.
  • A obra de construção do monumento começou em 1926, sendo inaugurado em 12 de outubro de 1931.
  • Em 1937, este monumento foi tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico  e Artístico Nacional).
  • Participaram do projeto os escultores Paul Landowsi, o artista plástico Carlos Oswald e o engenheiro Heitor da Silva Costa.
  • Em outubro de 2006 foi considerado santuário católico do Brasil.
  • Existe uma capela de Nossa Senhora Aparecida, situada na base da estátua.
  • Em 2007, foi eleito como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.                     




Nenhum comentário:

Postar um comentário