segunda-feira, 4 de abril de 2011

JARDIM BOTÂNICO ACESSÍVEL

     Encontrei esse material no site "arquitetura acessível", da arquiteta Thais Frota e achei muito legal! É sobre o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e as alterações realizadas na sua estrutura para que ele possa ser utilizado por pessoas com deficiência.



     Uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade, o Jardim Botânico é um exemplo da diversidade da flora brasileira e estrangeira. Nele podem ser observadas cerca de 6.500 espécies (algumas ameaçadas de extinção), distribuídas por uma área de 54 hectares, ao ar livre e em estufas.




     O Jardim abriga ainda monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico, além de um importante centro de pesquisa, que inclui a mais completa biblioteca do país especializada em botânica, com mais de 32 mil volumes.

  
      Na foto acima percebemos que um dos espaços de exposição tem aproximação frontal de uma pessoa de cadeira de rodas e piso tátil de alerta para o deficiente visual rastrear com a bengala.



     A foto acima mostra que o corredor é estreito. Como o Parque é muito grande, os corredores poderiam ser mais generosos, de forma que passe duas pessoas de cadeira de rodas: 1,50m de largura.


     Essa última foto mostra a placa com informações sobre a planta em questão, e também as mesmas informações em Braille. O título principal da placa nesta foto é “orégano” e está um pouco apagada devido a permanência constante ao sol. Por isso, esse título poderia estar de cor preta como todo o texto seguinte.

Fonte: http://thaisfrota.wordpress.com/ arquitetura acessível


Nenhum comentário:

Postar um comentário