sexta-feira, 8 de abril de 2011

SANDUÍCHE INCLUSIVO NA KINDER! - IDA DAS CRIANÇAS AO MERCADINHO




     Fui convidado pelas professoras Camila e Letícia para acompanhá-las com as suas turmas até o mercadinho ao lado da Kinder. A ideia era que as crianças pudessem comprar ingredientes para fazer um sanduíche na sala de aula.

     Nestas ocasiões são trabalhados aspectos muito importantes com as crianças com deficiência, tais como a inclusão, a acessibilidade e principalmente, a vivência social proporcionada.
     Reunimos a turminha e cada aluno foi levado de acordo com a sua possibilidade de deslocamento. A primeira dificuldade para as crianças cadeirantes foi a rampa do mercadinho (sim, no mercadinho ao lado da Kinder tem rampa!), que bastente íngreme, exige a atenção de quem está empurrando a cadeira de rodas.



     A segunda dificuldade foi o degrau de acesso ao estabelecimento, mas eu e a fono Josiane fizemos uma forcinha e elevamos as cadeiras, de forma que todo mundo entrou para fazer as compras.


     Pão, maionese, queijo, presunto... Um a um, os ingredientes para o sanduíche foram pedidos pelas crianças; quem conseguia falar, pedia a balconista, quem não conseguia, mostrava um cartaz com o nome do ingrediente que desejava levar.
     Tão interessante quanto observar a reação das crianças no mercadinho (tendo em vista que para algumas, talvez este tipo de experiência não seja rotineira) foi observar a reação de outras pessoas que estavam lá naquele momento. Olhares curiosos dividiam espaço com olhares piedosos (o que comumente encontramos nesse tipo de situações).



     Depois das compras feitas, fomos todos para a sala de aula e lá, com a ajuda dos alunos foram preparados deliciosos sanduíches.

      
      Achei bárbara a iniciativa das professoras da pré-escola e sempre que eu puder, participarei desses eventos!

Um comentário:

  1. Bárbara a iniciativa das professoras e também a atitude de vocês que ajudaram a colocar em prática! Muito bom! Parabéns =)

    ResponderExcluir