sexta-feira, 6 de maio de 2011

DEFICIÊNCIA FÍSICA E ESPORTE

     

      Acidentes, doenças, e armas de fogo. Milhões de pessoas no Brasil sabem bem o que algum deles representa: dificuldade de locomoção na cidade, preconceito velado, e muitas vezes o trauma do impacto da deficiência adquirida. Uma pesquisa feita em 2008 pela Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) mostra que os acidentes de trânsito são a principal causa de paraplegia e tetraplegia entre os pacientes atendidos pela instituição na cidade de São Paulo. Nos casos de acidentes, a maioria sofreu lesões medulares quando se envolveu em quedas de motos.
      O levantamento foi feito com 195 adultos e crianças atendidos com lesão medular na unidade da AACD no Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo. Deste total, 55 sofreram acidentes de trânsito, 52 foram feridos por armas de fogo, 27 tiveram quedas, oito acidentes de mergulho, um teve ferimento por arma branca e oito sofreram a lesão por outros motivos.
      Além disso, 44 pacientes tiveram causas não traumáticas da lesão, como tumores e infecções. Muitos desses pacientes não têm mais perspectiva de vida. Eles ficam traumatizados e escondidos em casa. É aí, que as portas do esporte se abrem.
      O esporte é uma excelente ferramenta para a inclusão dos deficientes físicos na sociedade. Independente da lesão que tenha causado a deficiência, um dos passos importantes para a reabilitação do paciente é o contato com algum esporte.
      Geralmente, a natação é o esporte mais recomendado pelos médicos. Porém, com o final da reabilitação do paciente, chega á hora de encarar novamente o mundo. E por que não encará-lo conhecendo um novo ambiente? Gols, cortadas, raquetadas, e os pontos e vitórias se acumulam.
      A paixão pelo esporte desenvolve-se rapidamente, e aquele deficiente físico, muitas vezes visto como coitadinho, mostra que não é bem assim. A linha entre o amadorismo e o profissionalismo é tênue.O treinamento e a rotina dos paraatletas é tão puxado ou mais que o treino de um atleta olímpico.
      O que falta para eles é atenção, reconhecimento e principalmente: patrocínio. Sim, somos diferentes, mas todos são capazes. A fórmula é adaptar ao estilo de cada um. Assim sempre teremos campeões na vida, e no esporte.O lugar mais alto do pódio lhe aguarda.

FONTES:  G1 e entrevistas in loco, SER LESADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário