sexta-feira, 29 de julho de 2011

PERSONAGENS COM DEFICIÊNCIA EM NOVELAS

      Pensando em teledramaturgia e deficiência, decidi fazer um apanhado sobre personagens deficientes em novelas.


PEDRO (INSENSATO CORAÇÃO): o Pedro sofreu um acidente de avião, ficou paraplégico e acabou se reabilitando e ficando sem nenhuma sequela da sua lesão. Criticado pelos médicos, que questionaram a forma como a novela mostrou o processo de reabilitação, o autor Gilberto Braga afirmou que a "paraplegia" do personagem era apenas um dos obstáculos que o casal de protagonistas deveria enfrentar, e que por isso, a melhora do moço foi tão eficaz!




LUCIANA (VIVER A VIDA): já a Luciana de "Viver a vida" não teve o mesmo desfecho do Pedro. Após ficar tetraplégica após um acidente, a moça teve que mudar toda  a sua vida. A abordagem da deficiência foi um pouco mais realista, e no final da história, Luciana continuou sendo paraplégica e desfilando nas passarelas.




JATOBÁ (AMERICA): Marcos Frota deu vida ao Jatobá de America, o deficiente visutal que fazia de tudo, até dirigir carro. Aproveitando o apelo social da novela, a autora Gloria Perez  mostrou algumas dificuldades que as pessoas com deficiência visutal encontram no seu dia a dia.
      Num dos momentos da novela, o personagem Jatobá vai a um restaurante e reclama que os cardápios não estão em braile. A então menina Bruna Marquezine também vivia uma deficiente visual (Flor).




CLARA (PÁGINAS DA VIDA): Clara tinha um irmão gêmeo e possuía Síndrome de Down. Aos sete anos de idade, a atriz mirim Joana Mocarzel emocionou o país ao lado de Regina Duarte em "Páginas da Vida".




ZECA (PARAÍSO): Eriberto Leão já havia vivido um personagem com deficiência antes. Foi em "Paraíso", quando o "filho do diabo" acabou caindo de um touro e fraturando a cervical. Porém, graças ao milagre da Santinha (Nathália Dill)  - ou teria sido do amor? - o rapaz volta a caminhar e a galopar pelos campos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário