quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ISABEL FILLARDIS LUTA POR UM MUNDO MELHOR



      A bela atriz e modelo Isabel Fillardis tornou-se conhecida do grande público em 1993, quando assumiu o papel de Ritinha na novela “Renascer”. Começo a carreira como modelo, e aos poucos, enveredou para a TV. Seu último papel foi em 2008, no folhetim “Malhação”. Mas, além de carreira artística, Isabel sempre teve uma grande preocupação com as causas sociais. Consciente da força de influência que um ator exerce sobre a população, procuroualiviar sua imagem a eventos que beneficiem os menos favorecidos.
      A preocupação com a condição de miséria e degradação do meio ambiente levaram a atriz a fundar, em 2003, a ONG “Doe seu lixo”, uma instituição atuante na área socioambiental e que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida, ao proporcionar a redução dos impactos ambientais e gerar emprego e renda através da coleta seletiva de resíduos sólidos, doados por empresas e residências.

      Após a criação da ONG, Isabel ficou grávida do segundo filho, Jamal Anuar, da união com o empresário Júlio César. Jamal nasceu em maio de 2003, e marcou sua vida de forma definitiva. O pequeno nasceu* com Síndrome de West - uma doença rara que compromete o desenvolvimento da criança e que exige um tratamento intensivo e caro. O drama teve início logo nos primeiros meses do nascimento. A luta que se seguiu depois, a atriz decidiu compartilhar numa entrevista concedida a uma revista em fevereiro de 2006.
      A partir deste fato a história de Isabel e Jamal começa a tomar um novo rumo. Desde a publicação da revista, que inspirou novas matérias, a família não parou de receber correspondências de mães de todo Brasil que vivem situação semelhante.
      Sensibilizados com os diversos relatos recebidos, a atriz e o marido, Júlio César, decidiram criar a “A Força do Bem - Pelas Pessoas com Deficiência”, um projeto que pretende beneficiar crianças que, como Jamal, necessitam de cuidados especiais e não tem condições para isso.
      Aproveitando a estrutura já existente da “Doe seu lixo”, decidiram criar uma coordenação denominada “A Força do Bem – Pelas Pessoas com Deficiência”, um projeto exclusivamente a promover auxílio a pessoas que necessitam de cuidados especiais, devido às deficiências: visuais, mentais, auditivas e/ou motoras, e não tenham condições para isso.

Fonte: Revista Afro

* Segundo o Dr.Jorge Márcio de Andrade, a criança não nasce com Síndrome de West, pois essa síndrome é uma forma grave de epilepsia em crianças, como parte de um quadro de paralisia cerebral. 

Um comentário:

  1. Seria interessante também, que os leitores desse blog acessassem o link http://www.defnet.org.br/sindwest.htm para obter mais informações sobre a síndrome de west. Inclusive o amigo e Dr. Jorge me alertou no facebook, sobre o fato das crianças não nasceram com síndrome de west, pois sua filha apresentou esse quadro durante um ano e meio.

    Vera Garcia
    Blog Deficiente Ciente

    ResponderExcluir