terça-feira, 4 de outubro de 2011

DEFICIÊNCIA VISUAL DURANTE A CAPOEIRA

      Como fruto do tema “Questões da Deficiência e as Ações do Programa Segundo Tempo”, abordado pelo prof. Igor Carneiro, durante a capacitação dos monitores nos moldes do Ministério do Esporte, o professor Fransrayme Lima, monitor da atividade complementar Capoeira no Núcleo Gerardo Rodrigues, proporcionou aos seus alunos uma aula diferente.


      Divididos em equipes de 03 pessoas,  os alunos  tiveram a oportunidade de como seria vivenciar a capoeira se fosse deficiente visual. Em cada equipe, um aluno foi vendado, enquanto os demais alunos ajudavam-no a realizar as atividades propostas pelo monitor.  Todos os alunos de cada equipe se revezaram, ora sendo vendados e simulando a deficiência, ora auxiliando o que estava vendado.




      O objetivo da atividade foi alcançado, de modo que os alunos entenderam a importância da atenção com as pessoas deficientes, seja ela qual for.

“Seja por uma deficiência motora, sensorial ou intelectual, as crianças e os jovens com deficiência podem participar como os outros colegas, tentando desenvolver aspectos físicos, sociais e cognitivos, que lhes permitirão levar uma vida mais livre, autônoma e independente.” (Fundamentos Pedagógicos do PST: da reflexão à prática, 2009, p. 117)

Nenhum comentário:

Postar um comentário