sexta-feira, 18 de novembro de 2011

CAMPANHA POLEMIZA COM BEIJO ENTRE POLÍTICOS E RELIGIOSOS

     



      Campanha lançada pela United Colors of Benetton nesta quarta-feira (16/11) simula em fotomontagens cenas de beijos em que líderes políticos e religiosos trocam amistosos beijos na boca. Barack Obama e o líder chinês Hu Jintao; o Papa Bento XVI e Ahmed Mohamed el-Tayeb, imã da mesquita de AL-Azhar no Cairo, estão entre os protagonistas das cenas simuladas.

      As imagens da campanha foram divulgadas também em outdoors. Segundo a Benetton, não está prevista a veiculação da campanha no Brasil.

      O objetivo da campanha "Unhate", diz a empresa, é se opor à "cultura do ódio". Confira algumas imagens logo abaixo.

      A fotomontagem, que faz parte da nova campanha "United Colors of Benetton" chamada "UNHATE" ("não ódio"), foi apresentada nesta quarta por Alessandro Benetton, vice-presidente do Benetton Group, em Paris.
     
      Papa Bento XVI aparentemente beijando o Imã do Cairo na boca em uma fotomontagem.
     
       Beijo simulado em fotomontagem entre o presidente dos EUA, Barack Obama, e da Venezuela, Hugo Chávez. Campanha, chamada "UNHATE" ("não ódio") foi apresentada por Alessandro Benetton, vice-presidente do grupo, em Paris

     
      Campanha mostra, em fotomontagem, beijo entre a chanceler alemã, Angela Merkel e o presidente francês, Nicolas Sarkozy. Segundo a Benetton, não está prevista a veiculação da campanha no Brasil.

       A campanha publicitária 'contra o ódio', promovida pela marca de roupas, começou em outdoors em Milão e em Roma -um deles, bem próximo do Vaticano. A foto chamou a atenção de turistas, que pararam para fotografar.
     O grupo italiano Benetton anunciou nesta quarta-feira a decisão de retirar de circulação uma campanha publicitária mostrando o Papa beijando na boca um imã no Cairo, dizendo-se "desolado com o fato de a utilização da imagem ter chocado tanto a sensibilidade dos fiéis". "Lembramos que o sentido desta campanha é exclusivamente combater a cultura do ódio sob todas as formas", comentou, em comunicado, um porta-voz do grupo sobre as fotomontagens.

      O Vaticano se manifestou sobre a campanha como se tratando de "uma falta de respeito grave ao Papa", em comunicado emitido pelo porta-voz, padre Federico Lombardi. O Vaticano protesta "contra a utilização inaceitável da imagem do Santo Padre, manipulada e instrumentalizada, como parte de uma campanha publicitária com finalidades comerciais". "Trata-se de uma falta de respeito, assim como ofensa aos sentimentos dos fiéis, e uma demonstração evidente da maneira pela qual se pode violar, na publicidade, as regras elementares da consideração a pessoas para atrair a atenção através de uma provocação", acrescentou o Vaticano.

      A nova campanha "United Colors of Benetton" chamada "Unhate" ("não ódio"), foi apresentada, oficialmente, no início da tarde desta quarta-feira, por Alessandro Benetton, vice-presidente do Benetton Group, em Paris. Ela também traz montagens envolvendo os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, da China, Hu Jintao, da Venezuela, Hugo Chávez, da França, Nicolas Sarkozy, entrou outras personalidades.

     O grupo Benetton e seu fotógrafo Oliviero Toscani tornaram-se célebres por suas fotos provocadoras nos anos 1990, entre elas a de uma irmã de caridade sedutora, que se apresenta vestida num hábito branco beijando um jovem padre de batina preta.
Fonte: Terra






Nenhum comentário:

Postar um comentário