sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

APARELHO CRIADO POR ESTUDANTES AJUDA DEFICIENTES VISUAIS

     
      Estudantes de engenharia de Minas Gerais criaram um aparelho que irá ajudar as pessoas com deficiência visual em uma tarefa importante do dia a dia. O projeto, feito a muitas mãos, nasceu de uma situação que envolvia risco de acidente.

      “Eu me deparei com um deficiente atravessando uma rua sem auxílio de ninguém, apenas com a audição”, lembra o estudante Guilherme Camelo.

      O grupo de estudantes de engenharia elétrica fez testes durante quatro meses até surgir o protótipo. Preso ao braço, ele produz três vibrações diferentes, cada uma sincronizada com uma cor do sinal de trânsito. O sistema foi inspirado em um controle de videogame.

      “Se o cara do videogame perceber que tem um perigo, a manete vibra. É o mesmo princípio que vamos usar para o deficiente visual”, explica o estudante Rafael Silveira.

      Para funcionar, na prática, o sistema precisa apenas da instalação de um chip no poste de semáforo. A partir daí, a comunicação é instantânea, e o radinho receptor passa a ser o guia de quem não tem o sentido da visão.

      A atleta Regina Dornelas diz que uma vantagem é não se confundir em locais barulhentos. “Na maioria das vezes, as pessoas é que não veem a gente. A gente sente a presença, mas na hora que vai pedir auxílio, a pessoa já foi e você fica ali. Então, isso daria uma independência muito grande para a gente”, conta.

      Segundo os inventores, o produto agora só depende de parcerias para chegar ao mercado. “Nossa ideia é que o custo fique entre R$ 50 e R$ 60”, avalia um dos estudantes.

Fonte:
http://vidamaislivre.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário