sábado, 17 de dezembro de 2011

GÊMEOS XIFÓPAGOS

Chang e Eng Bunker




      Chang e Eng nasceram em 11 de maio de 1811 na Tailândia (então Sião). Eles eram juntos por um pedaço de cartilagem; mas com os anos os fígados foram fundidos, mas funcionava de forma independente de modo que a separação dos dois não teria sido um problema. Embora a operação fosse relativamente simples pelos padrões de hoje, seria muito mais complicado na época, então eles ficaram juntos toda a vida. Eles visitaram o mundo por um tempo sob contrato com um comerciante britânico e acabaram por entrar nos negócios por si mesmos, uma vez que o dinheiro e o contrato acabaram. Eles se estabeleceram na Carolina do Norte, o casamento com duas irmãs acabou sendo bastante prolífico - Chang e sua esposa tiveram 10 filhos, Eng e a sua 12. Muitos de seus descendentes ainda vivem na área de Mount Airy. Em 1874, Chang morreu. Eng veio a falecer apenas algumas horas mais tarde.



Lázaro Colloredo e Joannes Baptista Colloredo


      Eles eram gêmeos italianos de Gênova e estavam unidos no meio - Lázaro era capaz de ficar de pé e Joannes era como um tipo de interseção dele. Joannes tinha perna esquerda, não funcional. Ele nunca falou e quase sempre manteve os olhos fechados e boca aberta. Se Lázaro não estava apresentando a si mesmo e seu irmão para fazer algum dinheiro, ele simplesmente jogava um manto sobre Joannes e fingia que ele não estava lá.
      A provável explicação seria que Joannes parou de receber nutrientes do cordão umbilical dentro do útero e partes de seu corpo começaram a atrofiar e ficaram faltando a maior parte de seus órgãos vitais. Joannes era como a terminologia médica chama de ‘fetus in fetu’. Isso ocorre quando um gêmeo incompleto se funde ao irmão saudável vivendo como uma espécie de parasita. Na maior parte dos casos esse irmão-parasita não tem atividade neural normal. Eles geralmente se instalam na região abdominal do irmão saudável e geralmente possuem cartilagens, dentes, cabelos, até tecidos do sistema nervoso central. Esses teratomas, como também são chamados só podem ser considerados fetus in fetu se houver algum membro que seja reconhecido visualmente. No caso de Lázaro e Joannes, não há maiores informações, como tempo de vida e causa da morte.



Daisy e Violet Hilton
      Daisy e Violet nasceram em 1908, de uma garçonete chamada Kate Skinner. O chefe de Kate reconheceu que ela poderia fazer um monte de dinheiro com as meninas e comprou-as de sua mãe. E apresentando-se em shows, elas visitaram Alemanha, quase todo os Estados Unidos e a Austrália – Elas ganhavam a vida com um show de sapateado. Elas processaram seu tutor por sua independência em 1931 e ganharam. A liberdade e uma indenização de US $ 100.000. Entraram para o vaudeville como as irmãs de Hilton e tiveram inúmeros casos amorosos, além de um par de casamentos e divórcios. Elas acabaram se estabelecendo na Flórida por um tempo e tinham uma lanchonete chamada as irmãs Hilton "snack-bar. Sua última aparição pública foi em um drive-in em Charlotte, NC, o agente delas as abandonou lá e seu tour foi cancelado. Por não terem mais dinheiro elas ficaram lá e conseguiram um emprego em um supermercado local. Elas morreram em 1969. A causa não foi informada.







Masha Krivoshlyapova e Dasha Krivoshlyapova

      Na verdade, em sua certidão de nascimento, estas meninas são listadas sob um único nome - Dacha. Suas colunas eram unidas na altura da bacia e elas tinha três pernas. Quando elas nasceram, o governo tomaram Masha e Dasha de sua mãe e disse-lhe elas haviam morrido. Quando as meninas ficaram mais velhas, foram informadas que sua mãe morrera durante o parto. Até a adolescência, Masha e Dasha foram submetidas a experiências médicas, mas, finalmente, na idade de 12 anos se recusaram a participar mais.
Quando tinham 17 anos, elas se submeteram a uma cirurgia que retirou a treceira perna, que era na verdade ambas as pernas interior que se fundiram. Sem a terceira perna, elas não conseguiam andar e tiveram que usar muletas. Eventualmente, elas passaram a usar uma cadeira de rodas. Dasha era deprimida e tentou se matar várias vezes. Quando isso não funcionava, ela voltava-se para o álcool. Embora ela quisesse tanto morrer, foi Masha, que morreu de insuficiência cardíaca em 2003. Dasha tinha a opção de receber atendimento médico, mas ela recusou e foi dado a ela um comprimido para dormir. Ela morreu cerca de 17 horas depois.



Millie e Christine McCoy

      Os pais de Millie e Christine eram escravos na fazenda de Alexandre McCoy na Carolina do Norte. Elas foram vendidas para um showman, mas seqüestradas por um showman rival que levou as meninas para o Reino Unido. Smith (o showman original) viajou para o Reino Unido para recuperar as gêmeas e também as reuniu com sua mãe biológica. Smith e sua esposa ensinaram as meninas a tocar música, cantar e falar cinco línguas, que os obteve uma vaga no circo Barnum. A rainha Victoria ficou encantada com o talento das jovens e lhes deu um colar de diamantes de tamanho considerável.





Lori e George Schappell

      Em 1961, nasceram as gêmeas Lori e Dori. Dori, uma aspirante a cantora de música country usou por um tempo o nome de Reba como seu ídolo, a cantora Reba McEntire. Agora Dori / Reba prefere ser chamado de George. Lori e George são unidas pela cabeça e participam de 30 por cento de massa encefálica em comum. Mesmo assim, eles têm personalidades muito diferentes e vivem suas vidas da forma mais diferente tanto quanto possível. Enquanto George continua tentando o estrelato na música, Lori trabalha em uma lavanderia e desloca com George para suas performaces.





As Criadas Biddenden
      No que deve ser um dos primeiros casos documentados de gêmeos xipófagos, Eliza (ou Elisa) e Maria Chalkhurst nasceram em Kent, Inglaterra, em 1100. Este foi o mesmo ano, que o Rei William Rufus morreu e algumas pessoas acreditavam que a morte do rei causou muitas coisas estranhas naquele ano incluindo o nascimento das gêmeas. As meninas eram unidas pelo quadril embora a maioria das imagens delas mostram que elas eram unidas também pelo ombro. Quando morreram em 1136, as irmãs deixaram uma quantia em dinheiro e 20 acres de terra para a igreja local com a promessa de que pão e queijo fossem dado aos pobres na aldeia em toda Páscoa em seus nomes. Elas também especificaram que bolos com a imagem delas deveriam ser dados. A igreja fez exatamente isso, mas eu não há a comprovação se isso ainda ocorre. Algumas fontes dizem que sim, mesmo quase 900 anos após suas mortes, e outros dizem que a prática foi interrompida. Alguém sabe?

Nenhum comentário:

Postar um comentário