sábado, 31 de dezembro de 2011

HÁ CEM ANOS ATRÁS...


          Março de 1912. Quase cem anos atrás. Num cortiço de Nova Iorque, uma costureira conta com a ajuda dos três filhos para costurar. O menino mais velho tem 12 anos. Os outros dois, sete e cinco anos, respectivamente. O mais velho, morrerá cinco anos depois, vitimado pela Gripe Espanhola e será sepultado como indigente. O menino do meio, vai sobreviver à peste espanhola, mas vai desaparecer no mundo sem deixar vestígios. Já o mais novo dos três, terá uma vida longa. Passará por catástrofes, por guerras e doenças. Casará e terá cinco filhos. Um belo dia, quando for bem velhinho e acidentalmente descobrir essa foto no fundo de uma gaveta, se perguntará qual o objetivo de ter sobrevivido... O porquê de não ter morrido de peste ou de não ter desaparecido no mundo.

          Lisboa, carnaval de 1912. Jovens brincam nas ruas. Todas essas pessoas não existem mais e hoje descansam em suas sepulturas. Porém, ficaram imortalizadas numa foto, todas presas nesse pequeno retrato, reunidas para sempre enquanto o sempre durar. O tempo delas passou. Muitos outros carnavais cruzaram as ruas de Lisboa depois disso.

          Emily aos 9 anos de idade. Abril de 1912. Em cinco dias, Emily acompanhará seus pais a uma viagem de navio. Não será um navio qualquer, mas sim o maior transatlântico já construído por mãos humanas. Porém, o transatlântico se chocará com um iceberg e Emily, assim como os seus pais, desaparecerá nas águas frias do oceano.
          
Moral da história:  Não sabemos o que virá... Não sabemos o que nos reservam os próximos 365 dias (ou 366, se bissexto for). O que dá pra saber, é que a vida passa... Os dias, um após o outro, vão se aglomerando e transformando-se em semanas, meses e semestres. O que dá pra saber é que, se fizermos o nosso melhor, se dermos o máximo de nossa energia em prol de construirmos um mundo mais justo, teremos feito a diferença e conseguido com que nossas vidas tenham valido a pena. Tudo isso sendo feliz, curtindo as pequenas coisas que norteiam nossas existências... Por isso, sinta o vento lambendo o seu rosto numa corrida ao final da tarde, eternize os 8 segundos de um orgasmo,  delicie-se sem culpa ao rir de algo que achou engraçado e, acima de tudo, acredite: viemos ao mundo para sermos felizes. Um fantástico 2012 a todos!

Cristiano Refosco e Centauro Alado

Nenhum comentário:

Postar um comentário