segunda-feira, 26 de março de 2012

ESCRAVOS NA LIMA E SILVA - 240 ANOS DE PORTO ALEGRE



      Uma história muito interessante de Porto Alegre é sobre os escravos da Lima e Silva. No século 19, quando a Cidade Baixa era um bairro povoado sobretudo por negros foragidos, prostitutas e pequenos comerciantes, vários proprietários de escravos que viviam na rua Lima e Silva entraram num consenso revolucionário para a época. Quatro anos antes da abolição da escravatura que viria a ser assinada pela Princesa Isabel em 1888, os donos de escravo decidiram dar cartas de alforria a todos os seus cativos.
      Era o dia 7 de agosto de 1884, e uma grande comemoração ecoou por aquela que viria a ser a mais popular das ruas da Cidade Baixa. Naquele dia mesmo, coroando as comemorações dos negros e dos abolicionistas que viviam por aquelas bandas, foram colocadas várias placas nas esquinas da Lima e Silva onde letras garrafais anunciavam: "NA RUA LIMA E SILVA TODOS SÃO LIVRES"...
      Coincidência ou não, hoje, mais de 120 anos depois, a Lima e Silva ainda conserva uma energia diferenciada de liberdade, onde emos, punks, gays e demais moradores se expressam e transitam em harmonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário