terça-feira, 27 de março de 2012

O INCÊNDIO QUE ORIGINOU A CIDADE BAIXA - 240 ANOS DE PORTO ALEGRE



Na foto, o Solar do Barão e da Baronesa do Gravataí, onde hoje é o Colégio Pão dos Pobres
 
     
      Sim, segundo a história oficial de Porto Alegre, foi assim mesmo que aconteceu. Ali, onde hoje fica o Pão dos Pobres, em meados do século 19 ficava o deslumbrante Solar do Barão do Gravataí. O rio Guaíba vinha até onde hoje é a Avenida Praia de Bellas. João Batista da Silva Pereira era casado com Maria Emília, e ambos eram donos da maioria da extensão de terras que hoje corresponde a Cidade Baixa. João Batista ganhou o título de Barão do Gravataí após uma visita ilustre em sua casa: em 1845, o Imperador Dom Pedro II hospedou-se no rico solar, e como gratidão, concedeu ao seu anfitrião o título de nobreza. Um ano após a visita do Imperador, o Barão do Gravataí morreu de forma misteriosa. Naquela época, o título de nobreza não era extensivo, ou seja, a esposa do barão não era uma baronesa. Mas, como forma de fazer uma gentileza, Dom Pedro II conferiu à Maria Emília o título de Baronesa do Gravataí.
      Sem saber lidar com os negócios do falecido marido, a Baronesa do Gravataí acabou por perder toda a vasta fortuna que possuía. Aí começa a parte mais interessante da história: no que alguns historiadores consideram ter sido uma boa jogada, a Baronesa do Gravataí entendeu que a solução para não ficar na miséria era lotear suas terras e vendê-las para a prefeitura. Após um misterioso incêndio que destruiu completamente o Solar da Baronesa do Gravataí numa tarde de por do sol laranja, ela enviou para a Câmara de Vereadores um mapa detalhado dos terrenos daquilo que viria a ser o bairro Cidade Baixa. Nascia assim a Cidade Baixa como bairro, após um misterioso incêndio que alguns historiadores especulam ter sido causado pela própria Baronesa do Gravataí, como forma de comover a opinião pública e sensibilizar a Câmara de Vereadores a lotear a sua propriedade.

Um comentário:

  1. Bom dia, Cristiano!
    Embora essa versão do incêndio tenha se disseminado na Internet, a Baronesa morreu antes do incêndio, que se deu só em 1899, quando o Solar já não era mais dela, mas sim do Barão de Nonohay.

    ResponderExcluir