segunda-feira, 30 de abril de 2012

IMPRESSÕES SOBRE ESCOLA E INCLUSÃO

     
      Muitas vezes ouço colegas de profissão dizendo que não foram preparados para trabalhar com as pessoas com deficiência. Nós não fomos preparados é para trabalhar com as diferenças!!!! Além disso, o processo de construção de conhecimento vai além da graduação, se não fomos preparados na graduação devemos continuar aprendendo durante nossa atuação, dia a-dia.
      A inclusão das pessoas com deficiência na escola e na sociedade, na verdade traz à tona a deficiência dessas instituições e não das pessoas que estão inseridas nela. E isso sim é fantástico!!!
      Pena que poucos percebem isso. Poucos já perceberam que quando nos debatemos para ministrar uma aula que atenda também às pessoas com deficiência, na verdade estamos nos tornando mais criativos, sensíveis às diferenças humanas e, por vezes, de fato mais acessíveis a todos os outros (com e sem deficiência).
      Se muitas vezes a falta de entendimento de um assunto ou a diversidade de entendimentos de uma mesma "matéria/atividade" possa passar despercebido nas classes ditas "normais", na classe que tem uma criança com deficiência isso é gritante!!! E isso em minha opinião é muito positivo para avaliar o professor, o currículo e a escola .
      No entanto, na realidade a inclusão tem sido sofrida por essas crianças, elas são parte do processo e das tentativas, ora vitoriosas e ora fracassadas, de inclusão. Na maioria das vezes pela forma de organização desses locais, da falta de investimento, gestão e, principalmente, vontade.
      A questão da acessibilidade é outro ponto fundamental. Com base na definição adotada em 2006 pela Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e ratificada pelo Decreto 6.949/2009, que ressalta a questão dos impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, mas principalmente, o quão as barreiras podem prejudicar a interação com o meio ambiente e a sociedade, percebemos que de fato uma mudança de paradigma se faz necessário, para que a inclusão possa ser plena.

por Vera Soyane Vargas, Graduada em Educação Física e professora mestre em educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2002), tem experiência como professora de didática, fundamentos da educação, educação física e dança. Atualmente é professora da FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA - FAETEC - e da Fundação Municipal de Educação. Também faz parte do projeto de pesquisa Corpo Educação, na Universidade Federal Fluminense. Foi professora substituta na Universidade Federal Fluminense, na UERJ e tem experiência como professora universitária pela Universidade Salgado de Oliveira e pelo Instituto Superior Anísio Teixeira. Desde de 1996 promove encontros, seminários e espetáculos de dança, além de particpar de comissão organizadora de eventos ligados a área de educação inclusiva e educação física

FONTE: http://professorasoyanevargas.blogspot.com.br


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