terça-feira, 17 de julho de 2012

CRIADOR DA MAFALDA FAZ 80 ANOS





      Existe na Argentina um senhor chamado Joaquín Salvador Lavado, filho de imigrantes espanhóis, que dia 17 de julho completa 80 anos. Talvez isso não virasse notícia se, com o apelido que carrega desde a infância, ele não tivesse se tornado um dos maiores artistas do continente americano.
      Trata-se de Quino, o criador da popular Mafalda e cartunista capaz de provocar inveja em desenhistas de diferentes gerações.
      Para o artista, datas são coisas sérias. Neste ano, enquanto as redes sociais prestavam homenagens a um suposto cinquentenário da adorável Mafalda, Quino, de hábito recluso, divulgou uma nota em seu site oficial corrigindo enfaticamente: Mafalda surgiu oficialmente em 29 de setembro de 1964, data em que foi publicada pela primeira vez em uma tira no semanário Primera Plana.

      Mesmo o aniversário do próprio Quino é sujeito a correções desse tipo. Em sua página, o artista informa que, nos registros oficiais, ele consta como nascido em 17 de agosto, mas sua data de nascimento correta é 17 de julho.
      – O Quino é uma pessoa especial, um dos artistas mais íntegros que já conheci, muito erudito, com uma formação notável – diz Ziraldo, amigo desde os anos 1950.
      Parte do encanto de Mafalda, de sua visão de mundo e do segredo dos cartuns que Quino fez depois disso é, apesar da graça irreprimível de cada peça, o pessimismo de seu autor, um cético com relação à trajetória humana – justamente o que dá caráter atemporal e perene a seu trabalho. Como resume Cristóbal Reinoso, o Crist, outro grande nome dos quadrinhos argentinos e amigo do mestre:
      – Esse senhor sério, pouco melancólico, que diz coisas tão inteligentes como as daquela menina de cabelos pretos em forma de capacete, que gosta de um bom vinho de Mendoza e que pode estar em Paris, Madri ou Buenos Aires, é um autor clássico que convive conosco sem que nos demos conta.

      Quino é um artista que conseguiu o amor do público e o respeito, a admiração, quase veneração, às vezes, de seus pares no ofício. E nem sempre pelos mesmos trabalhos. Quino tornou-se popular com o que realizou ao longo de uma década nas tiras da Mafalda, que desenhou de 1964 a 1973.


      Mas a fascinante menininha é um personagem que segue renovando seu público à medida que o tempo passa. Uma multidão de profissionais do traço também admira o que o argentino fez no humor depois de abandonar sua personagem de maior sucesso – uma obra que, apesar de sua excelência, permanece desconhecida de alguns desavisados.
      Seja na faceta mais popular do trabalho de Quino ou naquela que é elogiada por especialistas, permanece, contudo, a qualidade de um trabalho impecável de um autor de ideias desconcertantes.
      Quino conseguiu cedo algo que muitos autores sonham: criar um personagem inesquecível. Nem por isso, deu-se por satisfeito.

      Amada incondicionalmente por gerações de leitores, Mafalda, a menina que amava os Beatles e detestava sopa, no fim já não era alvo do afeto de seu criador: "Acabou se tornando um personagem opressivo, um obrigação, e então deixou de ser divertido, fiquei cansado", disse Quino à jornalista espanhola Maruja Torres, em uma entrevista inclusa na coletânea Toda Mafalda, da Martins Fontes, que reúne todas as tiras da personagem.
      – O Quino sentiu com o sucesso da Mafalda o que o Conan Doyle sentiu com o Sherlock Holmes: para não ficar preso ao sucesso do personagem, resolveu matá-lo e partir para outras coisas – diz Ziraldo.


      Deixada de lado por seu criador, Mafalda nunca parou de cativar fãs e influenciar artistas. Laerte, um dos maiores cartunistas brasileiros, já confessou, em mais de uma entrevista, que Mafalda foi fundamental para sua opção de se tornar desenhista. Fernando Gonsales, o criador do Níquel Náusea, também confessa ter bebido na mesma fonte:
      – Certamente sua influência foi muito grande sobre mim, tive muito trabalho para parar de tentar imitar o seu traço e sua forma narrativa especial. Conheci a Mafalda quando era pequeno, meio por acidente, numa livraria na Argentina. Acho demais o Manolito – diz.

      Mafalda permaneceu atual a ponto de cativar a geração das redes sociais, nas quais tiras da menina são alvo de compartilhamento constante – ao ponto de Quino ter vindo a público para declarar que não aprova o uso de seus desenhos com fins políticos.

FONTE:
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/segundo-caderno/

Nenhum comentário:

Postar um comentário