quinta-feira, 26 de julho de 2012

RS REALIZA CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


      O estado do Rio Grande do Sul realiza a partir desta sexta-feira (27), no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, a conferência estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A abertura do evento será ás 19h e contará com a presença da Ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), e do secretário nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio Jose Ferreira.
      A programação segue no sábado (28), com a realização da palestra magna, que trará o tema: Análise histórica do processo de Conferências no Rio Grande do Sul, além de abordar a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e as políticas públicas voltadas para o segmento. No domingo (29) serão eleitos os delegados que representarão o estado do Rio Grande do Sul na etapa nacional.
      As conferências municipais, iniciadas em novembro do ano passado, e as estaduais, em junho deste ano, são preparatórias para a III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que ocorre nos dias 3 a 6 de dezembro, em Brasília. Cada conselho municipal, estadual e distrital apresentará 40 propostas, dez de cada temática para etapa nacional.
      Em Porto Alegre as temáticas discutidas serão: Educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional; Acessibilidade, comunicação, transporte e moradia; Saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses; Segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social, adequados.
      O estado do Rio Grande do Sul tem 2,5 milhões de pessoas com deficiência, o que representa 23,8% da população gaúcha. A informação integra os dados preliminares do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e EstatísticaIBGE.

Conferência dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Rio Grande do Sul

Data: 27 a 29 de julho
Horário: 19h (abertura, no dia 27 de julho)
Local: Hotel Plaza São Rafael • Porto Alegre (RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário