terça-feira, 28 de agosto de 2012

TÉCNICA INOVADORA PARA TRATAR TETRAPLEGIA EM SC

     
     Especialistas de todo o mundo consideram o procedimento como uma das mais importantes descobertas para o tratamento de pacientes com poucos movimentos.
      Mais uma neurocirurgia de referência é realizada em Tubarão, no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC). O tratamento para pacientes com tetraplegia, desenvolvido pelos médicos Jayme Bertelli e Marcos Ghizoni, tem proporcionado resultados impressionantes.
      O hospital foi pioneiro no emprego da técnica, e, desde então, no Brasil, este procedimento é realizado apenas em Tubarão. Esta semana, a sexta cirurgia deste tipo foi realizada na instituição. O paciente, um homem de 40 anos, apresenta paralisia nos membros superiores e inferiores devido a um acidente automobilístico.
      Segundo os neurocirurgiões, a prioridade não é fazê-lo andar, mas sim a melhorar a movimentação dos membros superiores. É um tratamento moderno, baseado na transferência de nervos. “Funciona como se fosse um ‘gato’ na instalação elétrica. Por exemplo, ligamos o nervo que abre os dedos ao que gira a palma da mão para cima”, explica Bertelli.
      Da mesma forma com que é feita a extensão do cotovelo, a função do tríceps é reconstruída por meio da transferência de nervo, o que é importante para o paciente mover-se de uma cadeira a outra.
      Desde que começaram a empregar esta nova técnica, o tratamento cirúrgico tem sido reconhecido por especialistas de todo o mundo, inclusive pelo Centro de Recuperação de Tetraplégicos na Suécia, como uma importante descoberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário