terça-feira, 23 de outubro de 2012

OS LIVROS ESTÃO AÍ...


      E eis que chegou o grande dia! Se estou ansioso? Não, não estou. Ansioso mesmo fiquei no dia em que levei os primeiros rascunhos do "era uma vez um conto de fadas inclusivo" para o Leandro Selister. Naquele dia sim, fiquei tenso. Embora o Leandro fosse um grande amigo, eu sabia que a opinião dele seria sincera e que ela poderia direcionar os rumos do meu sonho. Quando o Leandro abriu a pasta de papel onde estavam os rascunhos com as primeiras ilustrações e começou a chorar, pensei com os meus botões: ou está muito bom, ou está muito ruim...
      Prontamente, o Leandro colocou o seu escritório à disposição do projeto. Disse que não morreria sem fazer os livros. E, para a minha surpresa, disse que eu é quem deveria ilustrar as histórias, pois o olhar de quem trabalha com crianças com deficiência deveria imperar nesse momento, até mesmo sobre o olhar de um experiente ilustrador.
      E assim, tudo começou. Algum tempo depois conheci a Marcia, a Roberta e a Glaci, e estava formada a equipe que durante 14 meses seria incansável no objetivo de fazer com que os livros existissem.
      Hoje, eles existem e daqui a pouco celebraremos todos juntos. Chapeuzinho da Cadeirinha de Rodas Vermelha estará com o seu melhor vestido e capinha... Branca Cega de Neve virá especialmente do seu castelo para prestigar o evento logo mais, às 19h na Casa de Cultura Mario Quintana, e Pinóquio das Muletinhas não precisou mentir para o seu avô Gepeto, pois os dois estarão lá, juntos.
      Como estou me sentindo?  Muito feliz, é claro, por estar entregando esses personagens para todas as crianças (com ou sem deficiência), mas também sabedor de que a partir de agora, eles já não serão mais meus. Seguirão com vida própria, de acordo com a imaginação de cada leitor. Mas, não me queixo. Não sou egoísta e desde o princípio eu sabia que seria assim.
      No mais, quero deixar aqui os meus sinceros agradecimentos a todos que acreditaram que esse projeto seria possível, a todos que me motivaram e que durante meses ficaram perguntando: "e aí, para quando são os livros?".
      Hoje, com o peito estufado, mas segurando o choro de felicidade, respondo:
      - Os livros estão aí...
Grato
Cristiano Refosco

3 comentários:

  1. Amigo nos conhecemos quando procurava no Google os blogs de POA e encontrei a teu e lendo tuas matérias encontrei este teu lindo projeto que com certeza mudara a visão de muitas crianças e famílias um novo olhar hoje estará sendo lançado e me orgulho de ter te conhecido pois és uma pessoa incrivel, parabéns amigo.

    ResponderExcluir
  2. Cristiano, vc não me conhece e eu tb não sabia da tua "existência" :) até ver o JA com a reportagem sobre o teu Projeto. Sou bibliotecária, mas não trabalho com esse tipo de público, embora ache fabulosa essa troca de amor e experiência... Mas meu jovem, achei tão interessante o projeto que indiquei os teus livros para uma grande amiga, Loraine, também bibliotecária, que está com um projeto para uma biblioteca de inclusão, e de fato adaptada. Se ela não te ligou, certamente ligará. E Parabéns, não só por ter idealizado os livros, mas por ter acreditado que é possível com simplicidade, criatividade e boa vontade fazer a diferença. Sucesso e positividade sempre!
    Silvani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por suas palavras, Silvani! Grande abraço, querida!

      Excluir