segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

AS DEFICIÊNCIAS, AS BRUXAS E A BÍBLIA

     
      A Bíblia, o livro mais vendido do mundo foi traduzido do aramaico  e do hebraico para o grego, do grego para o latim e do latim para todos os outros idiomas existentes. Deus não escreveu a Bíblia, nem Jesus Cristo. As histórias que formam a Bíblia foram escritas em diferentes épocas e por diferentes homens e posteriormente reunidas. Ou seja, o que hoje conhecemos como a Bíblia é um conjunto de textos que foram alterados inúmeras vezes de acordo com a visão cultural e política de quem realizava a tradução.
      Por isso, acho extremamente complicado quando alguns líderes religiosos, pastores, padres, etc, a invocam como uma fonte  que deve ser seguida ao pé da letra.
      Vejamos um trecho abaixo que refere-se às pessoas com deficiência:


Levítico 21:17-23 "Fala a Arão, dizendo: Ninguém da tua descendência, nas suas gerações, em que houver algum defeito, se chegará a oferecer o pão do seu Deus.
Pois nenhum homem em quem houver alguma deformidade se chegará; como homem cego, ou coxo, ou de nariz chato, ou de membros demasiadamente compridos,
Ou homem que tiver quebrado o pé, ou a mão quebrada,
Ou corcunda, ou anão, ou que tiver defeito no olho, ou sarna, ou impigem, ou que tiver testículo mutilado.
Nenhum homem da descendência de Arão, o sacerdote, em quem houver alguma deformidade, se chegará para oferecer as ofertas queimadas do SENHOR; defeito nele há; não se chegará para oferecer o pão do seu Deus.
Ele comerá do pão do seu Deus, tanto do santíssimo como do santo
Porém até ao véu não entrará, nem se chegará ao altar, porquanto defeito há nele, para que não profane os meus santuários; porque eu sou o SENHOR que os santifico."

      O que dá para entender desse trecho? Nâo fica claro que, aos olhos de Deus, as pessoas com deficiência são menos dignas de receber o pão de Deus ou de fazer ofertas? Partindo de uma visão "bíblica" onde o Criador é responsável por todas as criaturas (visto que Ele as fez assim), não seria incoerente que Ele as rejeitasse?
      Não estou aqui menosprezando ou criticando a Bíblia. Nem tão pouco pretendo analisá-la. Ela existe e é assim... O que questiono são as interpretações que são realizadas e o que pode ser feito com essas interpretações. Frases como "a Bíblia diz isso ou aquilo...", ou "está na Bíblia e portanto deve ser seguido" são perigosas e não raro, usadas como medidas persuasivas que trazem por trás algum interesse específico. Massas fanáticas ou ignorantes, quando aliadas a mentes mal intencionadas, podem resultar em experiências desastrosas. A história está aí para comprovar isso...  as "bruxas" que foram queimadas na Idade Média que o digam.

Cristiano Refosco

Nenhum comentário:

Postar um comentário