sábado, 2 de fevereiro de 2013

BAIXA VISÃO EM CRIANÇAS - DICAS NA ESCOLA E EM CASA

     
      A alta miopia, sub-luxação do cristalino ou luxação do mesmo ocasionam a baixa visão. A criança com baixa visão não é cega, mas enxerga pouco, mesmo com o uso de óculos. Isto ocorre, devido a sub-luxação ou luxação do Cristalino. Você deve estimular seu filho(a) a usar a visão que lhe resta ao máximo.

      Abaixo vai algumas dicas da Ortóptica Dra. Vera Kortaz Pires de Camargo que você deve ter durante o aprendizado (escola ou casa):
  1. Converse com a professora para que inclua seu filho(a) em todas as atividades da classe.

  • Deixe a criança perto de janelas e do quadro-negro e na primeira fileira da sala. Também deve ser evitada posição em que haja muita reflexão de luz sobre a lousa. A coordenação da escola deve permitir que a criança levante-se para chegar perto da lousa ou mudar de lugar para copiar o que está escrito.
  • Converse com a coordenação da escola para que permita que a criança grave a aula. A criança com baixa visão é mais vagarosa ao anotar itens da lousa.
  • A escola deve permitir que a criança copie ou faça xerox do caderno anotações do colega. Cuidado para a criança ficar mal acostumada e não prestar atenção na aula. Converse com ela e explique o motivo de tal atitude.
  • Utilize um apoio para ler e escrever.
    Este apoio pode ser encontrado em lojas de produtos oftálmicos de apoio a baixa visão ou no Instituto
    Laramara - SP. Além de ajudar na baixa visão ele proporciona uma boa postura essencial para o não desenvolvimento de escoliose e cifose. Você também pode construir o seu. Veja o modelo na foto ao lado.
  • Permita que a criança use um caderno com pauta mais larga. Este caderno está a venda no Laramara - SP eles podem enviar pelo correio para todo Brasil. Caso você não tenha condições de adquirir faça o que segue:
    As linhas do caderno devem ser reforçadas com caneta preta grossa ou azul e a distância entre elas aumentada. No caderno comum, reforça-se uma linha sim e outra não. A letra deve ser bem simples e, algumas vezes, ampliada. Você pode fazer vários testes com a distância entre as linhas e a grossura da mesma e pedir para a criança escolher qual é mais confortável para ela. Quando chegar ao modelo ideal, faça várias xerox de boa qualidade deste padrão e forme um caderno para seu filho(a).
  • Para realizar jogos, por exemplo, existem dados com números, letras e baralhos em tamanho maior.
  • Deixe a criança posicionar a cabeça, o olhar ou mesmo aproximar-se para examinar atentamente o objeto que não pode ver.
  • Desenhos complexos com muitos detalhes são difíceis de serem totalmente vistos. Ajude a criança, caso ela tenha lição e converse com a professora, caso ela possa ter outros com menos detalhes.
  • Use o de lápis 6-B, que é bem escuro, nas atividades de escrita, e caneta hidrográfica para contornar os desenhos; estes devem ser bem simples, evitando-se muitos detalhes.
  • Livros com letras ampliadas;
  • Os óculos devem estar sempre ajustados, limpos (lavar qdo necessário com sabonete liquido), nunca devem ser apoiados com as lentes para baixo, devem ser guardados dentro da caixa.
  •  No computador deixe a criança, caso não tenha auxílio óptico, ampliar as letras.
  • Ir ao oftalmologista freqüentemente, pois após 7 anos de idade , o cérebro não aceitará quaisquer modificações nessa visão fraca , e nada (tratamento ou cirurgia) irá trazê-la de volta. Você deve levar seu filho a partir de 1 ano ao oftalmologista.
  • Durante a leitura, o uso de uma régua (não transparente) para marcar a linha ou uma cartolina preta com uma abertura no centro, quer serve para destacar cada linha;
  • Bonés podem ajudar a diminuir a reflexão excessiva da luz em ambiente externo.
  • Lentes de ampliação:
    O professor e os pais devem conhecer previamente o auxílio óptico do aluno e se conscientizar de sua utilidade, encorajando-o a usá-lo. Veja como a lenta pode ser utilizada:

  • Para perto:

     

    Utilizamos lentes que aumentam o tamanho da imagem, diminuímos o campo de visão,ou seja, a área focada é menor do que o normal.

    Pode-se também fazer uso de lupas manuais (que podem ser levadas na mala da escola) ou de apoio, com aumentos variáveis que propiciem maior conforto e eficiência na leitura. Devem ser mantidas próximas ao material de leitura.

    Nos casos de leitura prolongada, as lupas de apoio são de grande valia. Elas apresentam a vantagem de sua base já as colocarem na distância correta de utilização em relação ao material de leitura ou estudo, variando, assim, apenas a posição do olho do observador.

    Para longe:
    1. Utiliza-se as telelupas. Elas podem ser monoculares (em um olho) ou binoculares (nos dois olhos).

      As monoculares podem ser presas ao pescoço por uma alça, evitando-se a perda da mesma.

      A criança pode utilizar para observar o quadro negro, assistir à TV, reconhecer ônibus ou pessoas.

      Quanto mais poderosa, menor é o campo de visão (área de visão) e exigem alguma destreza manual e treinamento para sua utilização.
    2. Luminárias de apoio:
      A luminária deve ter braços flexíveis e ajustáveis, a criança escolherá a posição mais confortável. Algumas crianças com baixa visão preferem não utilizar a incidência direta da luz, desta forma, deixe-a experimentar diversas posições e tipos de luminária até encontrar a mais adequada. Se for possível leve o caderno e teste na loja de compra de luminária a mais ideal.

    FONTE: http://www.marfan.com.br

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