quinta-feira, 16 de maio de 2013

CINEMA EM TIRAS - O MÁGICO DE OZ - PARTE 5

     

      O blog BibliOdissey trouxe  algumas ilustrações da primeira edição de O Mágico de Oz, livro de 1900, escrito por Lyman Frank Baum que deu origem ao filme de 1939, com direção de Victor Fleming e Judy Garland no elenco.

      Como todo bom blog, o BiblioOdissey deu o mapa da mina. Você pode ler o livro inteiro no site da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Se seu inglês não for bom, faça como as crianças: aprecie as belas ilustrações. São 308 páginas ao todo.
      Segundo o BiblioOdissey, O Mágico de Oz não foi um livro inovador apenas pelas páginas 24 cores e pelas numerosas ilustrações monocromáticas cujos matizes mudavam de acordo com o lugar da história (Kansas: cinza, Cidade Esmeralda: verde e assim por diante). As vinhetas ilustrativas entravam na área do texto e isso, para a época, era incrível. Mágico até.
     Desde o final do século XIX, na Europa, alguns dos autores infantis vinham questionando o teor das estórias infantis: pregavam que deveriam ser menos violentas e apresentar personagens mais criativos – já que as velhas figuras dos contos de fadas tinham se tornado desinteressantes. Defendiam, ainda, que a função dessa literatura era divertir e entreter – não moralizar, esse papel cabia à família e à escola.
     A esta corrente adere o americano Lyman Frank Baum. Em maio de 1900 lança O Maravilhoso Mágico de Oz, que logo se transforma num dos maiores sucessos editoriais da história.
     Sua obra marcou de tal forma que o autor viu-se obrigado a produzir sucessivas continuações, dando início a uma série que, continuada por outros autores, longe está de encontrar um desfecho.

FONTE: http://livroseafins.com    
















Nenhum comentário:

Postar um comentário