domingo, 23 de junho de 2013

A VOLTA DO PAVÃO MISTERIOSO



      Ricardo Linhares já tinha escrito mais da metade da nova versão de "Saramandaia", adaptação da obra de Dias Gomes (1922-1999) que estreia amanhã na Globo, na faixa das 23h, quando viu explodir nas ruas do país uma trama bem parecida com a sua.
      "Vejo esses protestos como uma insatisfação generalizada contra políticos, e é exatamente disso que trata a novela", disse o autor por telefone, na última terça -duas semanas após receber a Folha em seu apartamento de frente para a praia de Ipanema.
      "Quando comecei a escrever os capítulos, em outubro, já sentia essa revolta contra tudo e contra todos que está em ebulição no mundo. A novela começa com o 'Occupy o Coreto' e os personagens dizem que estão vivendo a 'primavera saramandense'."
      O caráter político já fazia parte da obra de Dias Gomes, escrita logo após a censura à sua "Roque Santeiro" (1975).
      Exibida no ano seguinte, "Saramandaia" incorporou alguns personagens da trama proibida -como o professor que vira lobisomem- e se destacou pelas metáforas usadas para driblar a ditadura e por levar à TV o chamado realismo mágico, com personagens extraordinários.
      "Não faria sentido refazer uma obra dessa sem referências à nossa vida política. O Dias era um cara político e o realismo mágico se caracteriza pela crítica social e política", diz Linhares, que incluiu referências ao mensalão e a outros episódios recentes.


COMÉDIA
      Ele frisa, no entanto, que sua versão é uma comédia. "Não é como 'Anos Rebeldes' [1992, na qual foi um dos colaboradores de Gilberto Braga], que queria documentar realmente aquela situação [a ditadura militar brasileira]."
      Linhares propôs à Globo fazer um "remake" há cerca de oito anos. Quando consultou o material original, viu que ele "não tinha tramas, era como se fossem esquetes", e criou um fio condutor inédito -a Globo divulga a novela como sendo "livremente inspirada na obra original de Dias Gomes".
      "Criei uma história de amor e ódio entre duas famílias, por três gerações."
      Linhares diz ter aproveitado "os personagens emblemáticos do Dias" [veja ao lado] e criado outros, também com traços de realismo mágico -como o de Lilia Cabral, que se derrete por amor, e o de Tarcísio Meira, que criou raízes de tanto ficar sentado.
      Para isso, valeu-se de algo que o autor original não tinha a seu dispor: efeitos especiais criados em computador.
      Tudo que a primeira versão tinha de tosca na hora de mostrar gente voando ou botando formigas pelo nariz, a nova "Saramandaia" promete de surpreendente. Com 57 capítulos (contra 160 da original) de meia hora cada -a exceção é o primeiro, de uma hora-, tem o tamanho que o autor considera ideal.
      A novela marca ainda os 30 anos de Linhares na Globo, onde passou pela oficina de autores dirigida por Dias Gomes, antes de escrever obras como "A Indomada" (1997), com Aguinaldo Silva, e "Insensato Coração" (2011), com Gilberto Braga.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário