sexta-feira, 25 de outubro de 2013

CINEMA EM TIRAS - TOMATES VERDES FRITOS - PARTE 2


      Tomates Verdes Fritos é um filme de imensa delicadeza beleza e sensibilidade. Com leves toques de humor e melancolia. Retrata o valor da amizade e da importância dos relacionamentos. Com quatro atrizes que encenam muito bem seus papeis - Mary Stuart Masterson e Mary-Louise Parker, Kathy Bates e Jessica Tandy.
      O filme  é uma obra que retrata o olhar feminino de ver o mundo. Se baseia no romance escrito Fannie Flag. É um filme que se passa em dois tempos: parte da ação acontece nos anos 90, e a outra parte, no passado distante 1920 a 1930.
      O filme começa quando um casal vai visitar no Alabama, a tia do marido que está numa casa de idosos. Enquanto Ed (Gailard Sartain) está no quarto da tia, Evelyn (Kathy Bates) fica na sala de espera e assim, conhece uma alegre velhinha de 82 anos, Ninny Threadgoode (Jessica Tandy). A velhinha Ninny começa a falar com Evelyn como se já a conhecesse há muito tempo, contando histórias do passado. No começo da conversa, Evelyn ouve as histórias de Ninny só por polidez e educação, mas com certo desinteresse. Mas acaba gostando muito. No desenrolar dos encontros, a velhinha apresenta a amizade entre Idgie e Ruth, e assim, surge uma crescente amizade entre Ninny e Evelyn.
      A jovem Idgie era uma figura fascinante; em plenos anos 30, no Sul Profundo, era uma libertária, independente, solta; freqüentava bar mal afamado, jogava pôquer, bebia uísque, fazia amizade com negros e negras. A jovem Ruth, bem mais careta, tímida, reservada, fica fascinada por ela.
      Assim como fica fascinada por ela, décadas depois, a nossa Evelyn, comilona, com um marido manso, que não a trata mal, mas que praticamente a ignora, e prefere sempre um jogo de qualquer coisa na TV à companhia da mulher. Através do que vai sabendo sobre Idgie, e da amizade que vai crescendo entre ela e a velhinha Ninny, Evelyn começa a mudar de vida.
Tomates Verdes Fritos/Fried Green Tomatoes
De Jon Avnet, EUA, 1991.
Com Mary Stuart Masterson (Idgie Threadgoode), Mary-Louise Parker (Ruth Jamison), Kathy Bates (Evelyn Couch), Jessica Tandy (Ninny Threadgoode), Cicely Tyson (Sipsey), Nick Searcy (Frank Bennett), Gailard Sartain (Ed Couch), Stan Shaw (Big George), Gary Basaraba (Grady Kilgore) 
Roteiro Fannie Flagg e Carol Sobieski
Baseado no romance Fried Green Tomatoes at the Whistle Stop Café, de Fannie Flagg
Fotografia Geoffrey Simpson
Música Thomas Newman 
Produção Universal Pictures, Act III Communications
Cor, 137 min (versão estendida), 130 min (versão normal)
Madelon Faleh – Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio
FONTE: http://www.catedra.puc-rio.br














CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário