quinta-feira, 24 de outubro de 2013

ESCOLA MUNICIPAL FREDERICO DIHL RECEBE O AUTOR CRISTIANO REFOSCO




Os pais e alunos da Escola Municipal Frederico Dihl tiveram um sábado animado. A escola realizou uma Mostra Artística e Literária que contou com a participação do autor Cristiano Refosco. Na oportunidade os alunos puderam conhecer, conversar, ganhar autógrafos e tirar fotos com o escritor e ilustrador da coleção "Era uma vez um conto de fadas inclusivo". A mostra contou com a participação de alunos, pais, professores e direção da escola. Houve exposição de diversos trabalhos e apresentações artísticas, baseados nos livros de Refosco.
Os livros de Cristiano são inspirados nos contos de fadas tradicionais, mas com um diferencial: os personagens principais têm alguma deficiência. Por exemplo, a Chapeuzinho é cadeirante, o Aladdin tem Síndrome de Down, o Pinóquio usa moletas, João e Maria são surdos.
Cristiano Refosco é fisioterapeuta e atua na área da neuropediatria há 14 anos. Cristiano trabalha no atendimento de crianças portadoras de deficiências múltiplas no Centro de Integração da Criança Especial Kinder. O autor explica que a conscientização e educação de crianças é o principal objetivo de seus livros. “A minha intenção é que as crianças que não tenham deficiência possam conhecer os diferentes tipos de limitações e, a partir daí, possam lidar com as diferenças. Provocar nas crianças, o sentimento que ninguém é melhor ou pior do que ninguém”, explicou.
A Escola Municipal Frederico Dihl fica localizada no Jardim Krahe e é pioneira, em Viamão, na inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Atualmente, a escola possui alunos cadeirantes, com baixa visão, que utilizam muletas, com autismo, entre outras deficiências. A escola, que atende alunos do Jardim ao 5º ano, possui sala de recursos, que é um ambiente adaptado para atendimento específico, como forma de auxiliar as crianças com deficiência. Por se tratar de uma escola inclusiva, os professores se sentiram motivados a trabalharem os livros de Cristiano em sala de aula. “A inserção dos livros de Cristiano, como ferramenta pedagógica, colabora com o conhecimento e o respeito, em relação as diversas formas de deficiências”, destaca a responsável pelo Núcleo de Políticas Inclusivas, da Secretaria Municipal de Educação, Maria Helena Santos.
Tatiana Alves, mãe de Gabriel, aluno do 1º ano, esteve presente e avaliou positivamente a atividade. A mãe conta que Gabriel possui uma pequena deficiência no braço esquerdo, em circunstância de uma fratura e, sempre percebeu um olhar de preconceito por parte de algumas pessoas. “As pessoas olhavam com diferença para o meu filho, por causa da cicatriz. Porém, dentro da escola nunca tivemos nenhum tipo de problema. A escola sempre trabalhou a questão da inclusão. Os livros vieram melhorar a autoestima do meu filho”. Tatiana destaca que os livros incentivaram em Gabriel o gosto pela leitura e, conta ainda que ele está ansioso para o lançamento do próximo livro.
Nos projetos futuros do autor estão um novo livro e uma peça teatral. O livro tem lançamento previsto para o ano que vem. A peça teatral “Festa na Floresta” é uma adaptação dos contos inclusivo do autor, o roteiro foi escrito por Cristiano e, em breve, deve estar circulando pelas escolas.
Coleção Era uma vez um conto de fadas inclusivo
Era uma vez um Conto de Fadas Inclusivo” é uma coleção de livros infantis. A coleção possui 11 títulos: Chapeuzinho da Cadeirinha de Rodas Vermelha, Branca Cega de Neve, Cinderela sem pé, O Pequeno Polegar que não conseguia caminhar, João sem Braços e o Pé de Feijão, Pinóquio das Muletinhas, O Segredo da Rapunzel, Cócegas na Floresta - João e Maria, A Bela Amolecida, Aladown e a Lâmpada Maravilhosa, Alice no País da Inclusão. A coleção também conta com um cd com áudio livro e com a audiodescrição das histórias, para as crianças e adultos que possuam deficiência visual.
 FONTE: http://www.viamao.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário