segunda-feira, 30 de setembro de 2013

PORTO ALEGRE TESTA SISTEMA DE TRANSPORTE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL


      
      Começa nesta segunda-feira (30) o treinamento para o uso de um equipamento que vai facilitar a rotina de pessoas com deficiência visual que usam o transporte público em Porto Alegre. É o sistema DPS 2000, um aparelho transmissor desenvolvido para possibilitar o acesso aos serviços de transporte de forma autônoma e segura.
      O projeto, que funcionará por um mês em modo piloto, será testado por um grupo de deficientes visuais que utiliza a linha de ônibus Auxiliadora (510). O aparelho funciona de maneira simples: quando acionado no ponto de ônibus, um sinal de rádio com a solicitação passa a ser continuamente transmitida para o coletivo até a sua chegada ao terminal, para que o motorista saiba que deve realizar a parada. O sistema funciona por meio de dois módulos, um transmissor e um receptor. O primeiro será utilizado pelos passageiros e o segundo é fixo, instalado nos veículos da linha.
     Todos os horários programados na tabela horária da linha Auxiliadora estão equipados com a tecnologia. Para a fase piloto, foram selecionados grupos de passageiros, previamente treinados, que serão beneficiados pelo sistema de forma rotativa. Os motoristas da linha também receberão qualificação. Os usuários são associados das entidades União de Cegos do RS (Ucergs), Associação de Cegos do RS (Acergs) e Associação de Cegos Louis Braille (Acelb), e devem apresentar um relatório ao final do processo.

FONTE: G1

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

EU E ALUNOS DA PORTO NOVO

 
      
      Navegando agora na rede, encontrei essa postagem de um site sobre uma visita que fiz a Feira do Livro da Escola Gustavo Adolfo, em Lajeado. Muito legal!

       No dia 10 de junho, alunos da Porto Novo visitaram a Feira do livro realizada pela escola Gustavo Adolfo, na oportunidade os alunos puderam conhecer, conversar, ganhar autógrafos e até lanchar com o autor Cristiano Refosco.




 

FONTE: http://escolaportonovo.blogspot.com.br

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

CINEMA EM TIRAS - ROMEU E JULIETA - PARTE 5





      Chegou mais uma versão para o cinema da história clássica de amor adolescente de William Shakespeare, “Romeu e Julieta”. O que tem de diferente e bom desta vez? O roteiro do filme está nas mãos competentes de Julian Fellowes, criador do seriado de sucesso “Downton Abbey”.
         Na direção, está o italiano Carlo Carlei, que já prometeu em entrevistas que o filme dele está longe de ser moderninho como aconteceu em 96 no “Romeo + Juliet” de Baz Luhrmann, com Leo DiCaprio e Claire Danes.
        Segundo ele, para esta adaptação de 2013, a grande inspiração é o clássico de Franco Zeffirelli, de 1968. Ótima referência! 

1) o Romeu lindo príncipe elegante e britânico Douglas Booth (que já fez “Grandes Esperanças” e encarnou Boy George na TV britânica) e…

2) a Julieta feita pela princesa delicada e fofa californiana Hailee Steinfeld (que estreou em “Bravura Indômita”).

        Além deles, tem os ótimos Paul Giamatti e Damian Lewis (de “Homeland”). Ah! E o Ed Westwick!
        Tudo indica que vai ser bom, mas não é uma história que todo mundo já está cansado de conhecer? Os atores terão que ser bem cativantes e bons o suficiente para ter algo fora do normal. Será que o Julian Fellowes vai conseguir dar um toque ainda mais drástico e romântico para a história dos Capuletos versus Montéquios?


FONTE: http://papelpop.com

















terça-feira, 24 de setembro de 2013

POSTAGEM NÚMERO MIL!!!!

      

     E o blog Centauro Alado chega hoje a sua postagem de número MIL!
       E em breve, o blog estará comemorando três anos de existência!
      

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

IMPLANTE COCLEAR




      
      Esses dias conheci  um rapaz com deficiência auditiva que fez implante coclear. Como não tinha noção alguma do que fosse essa tecnologia, fui dar uma pesquisada. Pena que ainda é um recurso muito caro e que, embora disponível pelo SUS e por alguns planos de saúde, ainda não possui a sua manutenção (que também é cara) subsidiada.

      O implante coclear é um dispositivo eletrônico de alta tecnologia, também conhecido como ouvido biônico, que estimula eletricamente as fibras nervosas remanescentes, permitindo a transmissão do sinal elétrico para o nervo auditivo, afim de ser decodificado pelo córtex cerebral.
       O funcionamento do implante coclear difere do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI). O AASI amplifica o som e o implante coclear fornece impulsos elétricos para estimulação das fibras neurais remanescentes em diferentes regiões da cóclea, possibilitando ao usuário, a capacidade de perceber o som.
       Atualmente existem no mundo, mais de 60.000 usuários de implante coclear.



 
Quais são as partes do que compõem o implante coclear?

O implante coclear é composto por duas partes: uma unidade interna e outra externa.



A unidade interna


 É implantada cirurgicamente dentro o ouvido do paciente. Esta unidade possui um feixe de eletrodos que será posicionado dentro da cóclea (órgão da audição com formato de caracol). Este feixe de eletrodos se conecta a um receptor (decodificador) que ficará localizado na região atrás da orelha, implantado por baixo da pele. Junto ao receptor fica a antena e o imã que servem para fixar a unidade externa e captar os sinais elétricos.


A unidade externa


A unidade externa é constituída por um processador de fala, uma antena transmissora e um microfone. A unidade externa é a parte do implante que fica aparente e pode ser de dois tipos: retroauricular ou tipo caixa. A antena transmissora possui um imã que serve para fixá-lo magneticamente junto a antena da unidade interna ( que também possui um imã).
       O microfone capta o som do meio ambiente e o transmite ao processador de fala. O processador de fala seleciona e analisa os elementos sonoros, principalmente os elementos da fala, e os codifica em impulsos elétricos que serão transmitidos através de um a cabo até a antena transmissora. A partir da antena transmissora o sinal é transmitido através da pele por meio de radiofreqüência e chega até a unidade interna. Na unidade interna temos o receptor estimulador interno, que está sob a pele. O receptor estimulador contém um "chip" que converte os códigos em sinais eletrônicos e libera os impulsos elétricos para os eletrodos intracocleares estimulando diretamente as fibras no nervo auditivo.Esta estimulação é percebida pelo nosso cérebro como som. Desse modo, o paciente recupera parte da audição e pode voltar a se comunicar com as pessoas.

FONTE: http://www.implantecoclear.org.br

sábado, 21 de setembro de 2013

CINEMA EM TIRAS - ROMEU E JULIETA - PARTE 4






        Em 1996, o diretor Baz Luhrmann lançou Romeu + Julieta, baseado na obra de Shakespeare. O filme era ambientado na fictícia Verona Beach, onde as famílias rivais Montéquio e Capuleto eram impérios empresariais e as espadas viraram revolveres, com basicamente os mesmos diálogos e versos da peça original. 


       O filme trazia Leonardo DiCaprio como Romeu e Claire Danes como Julieta.












CONTINUA...

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

FERNANDO FERNANDES INAUGURA INSTITUDO EM SÃO PAULO



      
     O tetracampeão mundial de paracanoagem Fernando Fernandes lançará no próximo dia 21 de setembro, na Cidade de São Paulo, o Instituto Fernando Fernandes Life, onde oferecerá aulas de canoagem e outras atividades físicas para promover desenvolvimento esportivo e melhoria da qualidade de vida de crianças com deficiência e suas famílias.
         O canoísta desde muito jovem esteve dividido entre o esporte, sua grande paixão, e o mundo da moda, que lhe garantia uma vida confortável, e viu tudo mudar completamente em julho de 2009, quando sofreu um grave acidente de carro que o deixou paraplégico e interrompeu sua carreira de modelo no auge, poucos dias antes de abrir a Semana de Moda de Milão. E foi justamente no momento mais difícil de sua vida que Fernando deu a volta por cima e recomeçou com o esporte.
      “O esporte me ajudou a encontrar a força necessária para recomeçar a vida não do zero, mas do menos cem. Quando tudo estava confuso e parecia sem solução eu percebi que sonhos, metas, disciplina e muito esforço são ingredientes capazes de dar um novo sentido a nossa existência. Eu encontrei tudo isso no esporte, agora é hora de retribuir e oferecer a mesma oportunidade a outras pessoas que também buscam se superar”, afirmou o campeão.
        O Instituto Fernando Fernandes Life terá início no dia da Virada Esportiva da Cidade de São Paulo e Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, e atenderá crianças com e sem deficiência no programa de canoagem, e familiares destas crianças no programa de ginástica, buscando melhorar não apenas a vida dos pequenos canoístas, mas de toda a sua família. “A intenção é que crianças com e sem deficiência convivam. Com isso ajudaremos a aumentar o entendimento e diminuir o preconceito. Também queremos que os familiares, principalmente as mães, tenham um momento só deles, já que passam grande parte do tempo suprindo a deficiência de seus filhos e acabam se esquecendo de se cuidar”, explicou.
        O evento de lançamento do Instituto Fernando Fernandes Life será aberto ao público e acontecerá na Team Brazil, que fica na Rua Peixe Vivo, 155, na represa de Guarapiranga, em São Paulo (SP), no dia 21 de setembro, das 10:00h às 16:00h. São esperadas cerca de 300 pessoas para participar da experiência de canoagem e outras atividades que acontecerão no local.

FONTE: Rede Saci

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

CINEMA EM TIRAS - ROMEU E JULIETA - PARTE 3




      
     A história de amor mais conhecida do mundo teve sua mais bela versão para o cinema filmada em 1968. “Romeu e Julieta” foi dirigido por Franco Zeffirelli e apresentou ao mundo um casalzinho apaixonante digno do romance escrito por William Shakespeare. Olivia Hussey e Leonard Whiting foram escolhidos para interpretar os herdeiros das famílias inimigas Capuleto e Montéquio que se apaixonam e acabam morrendo por amor.


       Considerada uma das mulheres mais bonitas do mundo na época, Olivia Hussey é filha de uma inglesa e de um cantor de tango argentino. Ela viveu em Buenos Aires nos primeiros anos de vida e depois se mudou para a Inglaterra. Desde cedo, fez escola de teatro, até que aos 15 anos foi selecionada entre outras 500 candidatas para viver Julieta. Zeffirelli teria primeiro escolhido outra menina, já que achou Olivia gordinha. Mas a atriz selecionada cortou o cabelo e foi cortada do elenco. Quando Olivia voltou para um segundo teste, conseguiu conquistar de vez o diretor.


      Já Leonard Whiting – que quando jovem era a cara de Zac Efron - nasceu na Inglaterra e desde os 12 cantava em grupos de pop inglês. Encenou alguns musicais até ser chamado para participar do teste para Romeu. Zeffirelli testou cerca de 300 jovens ao longo de três meses, até que descobriu Leonard. “Ele tem um rosto magnífico, é doce, melancólico, o tipo de jovem idealista que Romeu deve ser”, disse o diretor. 
      O filme, que levou o Oscar de melhor fotografia e figurino, foi tão impactante que muitos espectadores achavam que Olivia e Leonard eram um casal na vida real. “Eu era loucamente apaixonado por ela. Mas nossos caminhos não coincidiram, infelizmente. Ninguém entende o motivo, mas é verdade. Eu gostava muito dela”, disse Leonard, em uma entrevista em 1995.
   Além de cenas românticas, o filme tem ainda imagens do jovem casal nu. Zeffirelli precisou de autorização para fazer a cena, já que Olivia era menor de idade na época. Na première do filme em Londres, a atriz também não pôde comparecer, por conta das cenas de nudez. Ainda que a mulher nua em questão fosse ela mesma.
  Após o sucesso de “Romeu e Julieta”, Olivia seguiu fazendo papéis no cinema e na TV. Trabalhou com Zeffirelli ainda em “Jesus de Nazaré”, interpretando Maria. Também atuou em “Horizonte Perdido”, ao lado de Liv Ullmann. Mais recentemente, encarnou Madre Teresa de Calcutá em filme para a TV. Casou-se três vezes e tem três filhos. Está com 58 anos.
     Já Leonard teve uma carreira menos promissora. Interpretou Victor Frankenstein em filme para TV nos anos 70 e fez alguns papéis em filmes europeus. Depois só voltou à ativa nos anos 90, ao emprestar sua voz a um seriado de TV. Com 59 anos, casou-se duas vezes e tem duas filhas.

FONTE: http://ego.globo.com/Gente/Noticias/



 











   CONTINUA...

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

CEGAS CRIAM JOIAS ATRAVÉS DOS SEUS OLFATOS APURADOS





      Há 36 milhões de pessoas deficientes visuais no mundo, e 15 milhões deles estão na Índia. 80% dos casos são de razões evitáveis, como catarata e desnutrição. Os centros de tratamento são insuficientes e a falta de conhecimento sobre o perigo de olhar para o sol acabam agravando o problema.
      Os indianos cegos encontram uma dificuldade maior na procura por um emprego, pois a cegueira carrega um estigma social. Made in the Dark, um projeto concebido por alunos do Royal College of Art em Londres e do Instituto Nacional de Design Indiano, é uma tentativa de encontrar uma nova solução.
     A equipe de design quis aproveitar as habilidades artesanais existentes, mas dando aos artesãos cegos uma vantagem, criando uma nova forma de arte. Eles criaram uma nova linguagem e uma relação entre cor-cheiro que coincide com o tom de uma joia específica com um aroma particular. Com isso, os artesãos cegos podem projetar a estética e fragrâncias das joias que eles criam. O resultado é uma série de desenhos feitos à mão que se comunicam visualmente e com um mix de aromas suaves e tradicionais, tipicamente indianos, proporcionando assim peças únicas e uma nova forma de renda a essas pessoas com habilidades especiais.

FONTE: Rede Saci

terça-feira, 17 de setembro de 2013

CINEMA EM TIRAS - ROMEU E JULIETA - PARTE 2






ROMEU E JULIETA: ROMANCE OU HISTÓRIA?

      Ao longo da História da Arte, diversas obras literárias obtiveram grande destaque chegando a serem consideradas verdadeiros clássicos da literatura mundial. As características de uma personagem ou o envolvente enredo de uma história, por vezes, despertam uma grande paixão do público pela obra. Em determinadas situações, os admiradores de um clássico tão vivo e impactante chegam a questionar se aquelas linhas seriam mera ficção.
       “Romeu e Julieta”, do escritor britânico William Shakespeare, conta uma afamada história de amor que envolve um casal de jovens apaixonados proibidos de vivenciar sua experiência amorosa mediante a rivalidade de suas famílias. A intensidade dos diálogos e das ações envolvendo o atraente e trágico casal apaixonado desperta certa desconfiança sobre os limites do real e do imaginado. Afinal, Romeu e Julieta viveram para fora da cabeça de Shakespeare?

       De fato, a primeira versão impressa desta obra cita que o enredo daquela história já havia sido encenado em diversas peças de teatro. Um italiano chamado Giralomo della Corte, que viveu na mesma época de Shakespeare, dizia que a cidade de Verona vivenciou esse caso amoroso no ano de 1303. Teria o italiano se inspirado pela obra do escritor inglês ou Shakespeare explorou oportunamente um fato histórico que chegou a seus ouvidos? Difícil dizer.

       No entanto, outras obras mais antigas que a do próprio Shakespeare também instiga outras questões a esse mistério. No século II, o escritor grego Xenofonte Epehesio escreveu a obra “Anthia e Abrocomas”, que possui diversas semelhanças com a história dos amantes italianos. Uma outra versão diz que o escritor italiano Luigi da Porto se inspirou em uma obra chamada “Novellino” e produziu um romance ambientado pelos amantes Romeo e Guilietta.

       Essa mesma hipótese recai sobre uma obra do escritor italiano Matteo Bandello, que produziu uma versão da história em 1554. Tempos depois, essa história teria sido traduzida para o francês e uma versão em inglês transformou-a no poema “Romeus and Juliet”. No ano de 1567, uma versão em prosa do poema teria gerado o livro “The palace of pleasure”, de Willian Paynter.

       Entre tantas versões do que parece ser uma mesma obra, muitos historiadores chegaram à conclusão de que Shakespeare teria compilado uma peça teatral de origem completamente desconhecida. Entre tantas versões e possibilidades, ninguém sabe afirmar se Romeu e Julieta remontam histórias de um tempo remoto ou se vieram a viver na Península Itálica. O único elemento realmente comprovado de toda essa história é o de que as famílias Montecchi e Capelletti existiam.

       Na mais famosa obra do escritor Dante Alighieri, “A Divina Comédia”, as duas famílias são citadas enquanto exemplo das disputas políticas e comerciais desenvolvidas na Itália. No entanto, ainda há gente que discorde disso. Para o historiador Olin Moore, o nome destas duas famílias seria um outro desígnio para dois importantes partidos políticos rivais italianos: os gibelinos e guelfos.
       Por mais que essa polêmica nunca tenha uma resposta definitiva, podemos notar como as pessoas se sentem impelidas a querer comprovar algo que se apresenta como ficção. O amor trágico e desmedido de Romeu e Julieta parece instaurar um arquétipo de um amor ideal, muitas vezes, distante das experiências afetivas cotidianamente experimentadas. Talvez por isso, tantos acreditam (ou pelo menos torcem) para que um amor sem medidas como do casal shakespeariano acontecesse.

Por Rainer Sousa
Graduado em História

















CONTINUA...

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

SEAN CONNERY ESTARIA COM ALZHEIMER



          O astro Sean Connery  estaria sofrendo de Alzheimer. A informação foi divulgada pelo também ator e amigo do ex-007, Michael Caine (à direita), em entrevista ao jornal alemão Bild.



     Caine afirmou que o estado de Connery, que completou 83 anos no último domingo, dia 25, é preocupante. Sua perda de memória é notável e apenas parentes e amigos mais próximos ainda têm acesso ao ator, que está sendo mantido em casa por seus familiares por conta do grave estado de saúde.



      Entre as poucas declarações do amigo sobre o assunto, estava que a esposa de Connery estaria com medo de atender ao telefone quando ele sai de casa, com medo de notícias ruins e de que ele não consiga achar o caminho de volta.



   Connery está afastado das câmeras desde 2003, quando protagonizou o filme A Liga Extraordinária. Desde então, disse que não tinha interesse em voltar a atuar.



Fonte: globo.com

sábado, 14 de setembro de 2013

CINEMA EM TIRAS - ROMEU E JULIETA - PARTE 1



      O cinema sempre se deu bem com Shakespeare. As suas peças, além de atemporais e universalmente apelativas possuem regra geral todos os ingredientes necessários à transposição para o grande écran. Depois de duas adaptações anteriores (uma americana, realizada por George Cukor em 1936, com Leslie Howard e Norma Shearer e outra italo-inglesa que Renato Castellani dirigiu em 1954, com Laurence Harvey e Susan Shentall) a mais célebre das obras do dramaturgo inglês conheceu a sua versão definitiva neste filme de Franco Zeffirelli.
      Realizado em 1968, ano de todas as manifestações juvenis, “Romeu e Julieta” identificou-se de imediato com toda uma geração através da sua beleza, poesia e encantamento, tornando-se rapidamente um grande sucesso em todo o mundo. Franco Zeffirelli, um realizador da segunda linha do cinema italiano, então com 45 anos, acertou em cheio ao escolher dois jovens ingleses desconhecidos (Olivia nasceu em Buenos Aires, Argentina, mas mudou-se para Inglaterra aos 7 anos com a mãe e o irmão mais novo) para viverem o amor eterno dos amantes de Verona. Com 18 e 17 anos na altura, Leonard Whiting e Olivia Hussey imortalizaram para sempre a obra de Shakespeare, a ponto dos seus rostos terem desde então assumido os contornos imaginários dos personagens da peça.
      Outro dos grandes trunfos do filme é a banda sonora, assinada por Nino Rota (1911-1979), esse sim, um dos grandes maestros e compositores italianos. Colaborador por excelência de Federico Fellini (“La Strada”, “Notti di Cabiria”, “La Dolce Vita”, “81/2”, “Roma”, “Amarcord”) e Luchino Visconti (“Rocco e i Suoi Fratelli”, “Il Gattopardo”) foi através da trilogia “The Godfather” de Francis Coppola que o seu nome ficou conhecido do grande público. A sua filmografia é impressionante, atingindo aqui, em “Romeu e Julieta” um dos pontos altos da sua vasta carreira.
      Existem várias versões para o tema principal do filme: a original, “What Is A Youth”,da autoria de Eugene Walter (cantada no filme por Glen Weston), a versão inglesa, “A Time For Us”, com letra de Larry Kusik e Eddie Snyder (que foi a mais popular de todas com dezenas de interpretações ao longo dos anos) e ainda duas versões italianas - uma chamada “Ai Giochi Addio”, com versos de Elsa Morante (interpretada por cantores líricos como Luciano Pavarotti ou Natasha Marsh) e outra “Un Giorno Per Noi”, que era uma tradução literal de “A Time For Us”.Também são conhecidas muitas versões instrumentais do tema – Henry Mancini conseguiu liderar o Top Americano com a sua própria versão, em 28 de Junho de 1969.

ALGUMAS CURIOSIDADES:
      Para recriar o período Renascentista do século XV (no qual a peça tem lugar), o filme foi rodado inteiramente na Itália:
- em Artena, no Palácio Borghese (cena da varanda)
- na Tuscania, na igreja de São Pedro
(cenas da igreja e do jazigo)
- na cidade de Pienza, em Siena (cenas de rua
e do palácio (Piccolomini) dos Capuleto
- na cidade de Gubbio, em Umbria (cenas de lutas)

      Franco Zeffirelli ofereceu o papel de Romeu a Paul McCartney que o recusou alegando não se querer envolver como ator, sobretudo num clássico.
--------------------
      O filme rendeu cerca de 50 milhões de dólares em 1968/69 e foi o escolhido para ser apresentado na 22ª Gala Real em Londres.
--------------------
Em Fevereiro de 1998 a revista Cosmopolitan incluiu “Romeu e Julieta” numa lista dos 10 filmes mais românticos de todos os tempos.
FONTE: http://ratosreturn.blogspot.com.br/











CONTINUA...

   

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

BICICLETA ADAPTADA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL



      
      Andar de bicicleta pode ser uma ação comum para a grande maioria das pessoas, entretanto, nem todos podem aproveitar as mesmas sensações, a exemplo das pessoas com deficiência visual. Pensando nisso, a Organização Não-Governamental Embrião, da cidade de Alvorada, no Rio Grande do Sul, desenvolveu a bicicleta ODKV (O de cá vê). Trata-se de duas bicicletas adaptadas para uso em conjunto. O projeto foi trazido para Aracaju (SE) pelo vereador Lucas Aribé (PSB), que é deficiente visual, e fez o lançamento na manhã da últim terça-feira (10).
    “Nosso contato com a ONG Embrião foi proveitoso e por isso tivemos a ideia de trazer o trabalho deles para Aracaju”, afirmou.
        O vereador saiu do seu gabinete, localizado na Rua Itabaiana, nº 390, e partiu para a Câmara Municipal de Aracaju, no Centro da capital, ao lado do professor de Educação Física que desenvolve trabalhos específicos com pessoas com deficiência, Charles Grazienio. “Apesar de ser um caminho curto, fiquei muito feliz com o resultado do trabalho e com a sensação de poder usar a bicicleta como tanta gente faz”, disse Aribé.
      Responsável pela pesquisa inicial, o professor Charles Grazienio também ficou muito satisfeito com o resultado. “É uma emoção muito grande ver todo o nosso trabalho pronto com a bicicleta. Pesquisei durante um ano e meio, apresentei a Lucas Aribé e através dele pude conhecer esse trabalho da ONG Embrião. Vê-la nas ruas só pode significar felicidade. É mais uma oportunidade para as pessoas com deficiência”, ressaltou. Foram quase três meses de produção da primeira bicicleta ODKV do Norte-Nordeste.
      O intuito do projeto da bicicleta ODKV é ser propagado pela sociedade.”Vamos procurar parcerias para a fabricação de outras bicicletas como essa. Ao lado do professor Charles Grazienio, pude voltar à infância, quando ainda tinha um pouco da minha visão, e andar de bicicleta”, destacou o vereador.

Fonte: G1

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O PEQUENO POLEGAR QUE NÃO CONSEGUIA CAMINHAR


   "O Pequeno Polegar que não conseguia caminhar" é mais um livro da coleção "Era uma vez um Conto de Fadas Inclusivo" de Cristiano Refosco. Nele, Polegar é um menino que não consegue caminhar, que decide tomar conta dos seus irmãos e protegê-los do Ogro Malvado.

         Quer conhecer melhor essa história? Adquira o livro ou a coleção através do e-mail: divulgacao@escritos.com.br