terça-feira, 21 de janeiro de 2014

URNAS COM ÁUDIO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NAS ELEIÇÕES



      
      Uma novidade irá marcar as eleições de outubro de 2014. A Secretaria de Tecnologia de Informação do Tribunal Superior Eleitoral (STI-TSE) irá alterar o software de votação das urnas eletrônicas, tornando todas as máquinas aptas a liberar áudio para eleitores com deficiência visual. Desde 2010, o eleitor cadastrava-se junto à Justiça Eleitoral e, assim, sua seção de votação tornava-se acessível. 
      O cadastro ainda pode ser feito e agiliza a logística das eleições. No entanto, caso o eleitor não tenha informado sua deficiência, haverá um código a ser digitado pelo mesário que liberará o recurso sonoro. O encaminhamento do pleito ao Tribunal Superior partiu da STI do TRE de São Paulo, a partir de solicitação elaborada por cartórios eleitorais paulistas durante oficina de mapeamento de fluxos de processos. 

Comissão do TRE-RS apresentou proposta semelhante Em março de 2013, a Comissão Multidisciplinar para Acessibilidade do TRE-RS encaminhou sugestão semelhante ao TSE. A Comissão existe desde setembro de 2012 e obedece a uma política voltada à ampliação da acessibilidade em todos os níveis da Justiça Eleitoral brasileira.  

FONTE: http://www.jornalfolhadosul.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário