sexta-feira, 21 de março de 2014

GRANDES NOVELAS - PANTANAL




 

         Na minha modesta opinião, uma das melhores novelas de todos os tempos. Pantanal chamou a atenção desde as suas primeiras chamadas na Rede Manchete. E sua estreia prendeu e cativou os telespectadores que descobriram que não era só na Globo que podia-se ver uma boa novela. Trocar de canal virou febre em 1990. Dez anos para terminar o século e o milênio, e Benedito Ruy Barbosa nos apresentava uma história bem escrita e que  balançou a soberania da Globo. As cenas da Juma Marruá virando onça eram muito toscas, é verdade... Mas em nada comprometeram a emoção de quem acompanhava a trama.
         Pantanal não foi só uma boa novela. Foi mais que isso... Foi a novela que fez com que a Globo repensasse o seu jeito de produzir teledramaturgia. Marco na história da TV brasileira, sem sombra de dúvida.
------------------------------------------------------------


      Uma grata surpresa no universo da telenovela brasileira. Um sucesso arrebatador e munido de tantas novidades que chegou a abalar o tão alicerçado departamento de dramaturgia da TV Globo. Pela primeira vez, desde que se impôs na produção de novelas nos anos 70, a Globo viu seu posto de líder de audiência ameaçado.

       A Globo exibia Rainha da Sucata, de Silvio de Abreu. Pantanal entrava no ar após a novela das oito e rapidamente alcançou e se manteve na casa dos 40 pontos de audiência, uma verdadeira proeza para uma produção fora dos domínios da Globo.

Velho do Rio
       
A produção era da TV Manchete, que se lançava no desafio de conquistar uma fatia do mercado publicitário interessado na telenovela.

       Curiosamente a novela estava engavetada na Globo. Benedito Ruy Barbosa escrevia somente novelas das seis na emissora e queria que a produção fosse a sua estreia no horário nobre da Globo. Após muita insistência, o autor recebeu o aval da emissora para ir até o Pantanal para avaliar as reais condições de produzir a novela. Mas a época era de chuva e ele, Atílio Riccó e Herval Rossano voltaram do hotel-fazenda de Sérgio Reis com quase mil fotos em que aparecia apenas água e mato. Sem o registro da deslumbrante flora e fauna tão propagada pelo autor, o projeto foi novamente engavetado. Benedito ainda ouviu da Globo a proposta para transformar o projeto em minissérie ou ambientar a novela em uma fazenda carioca ou paulista para facilitar a produção.
"Mas bati o pé porque queria o Pantanal", lembra Benedito.

       O autor, no entanto, não resistiu ao chamado de Jayme Monjardim, que na época era diretor artístico da Manchete.
"Para convencer o Benedito disse: 'produzo a sua novela no Pantanal, exibo no horário nobre e você vem para a Manchete'", recorda o diretor.

 

    Depois desse grande sucesso, Benedito Ruy Barbosa foi elevado ao primeiro escalão dos autores da Globo e escreveu alguns dos maiores sucessos dos anos 90 na emissora: Renascer, O Rei do Gado e Terra Nostra.

       Como uma espécie de elogio à natureza, com cenas contemplativas e personagens fortes, Benedito Ruy Barbosa criou uma trama rural da melhor qualidade, enriquecida com o folclore da região pantaneira onde se passava a história.

       Claro que tal repercussão não saiu unicamente da boa história de Benedito. Toda a magia das imagens belíssimas do Pantanal, captada com rara sabedoria pelo diretor Jayme Monjardim e sua equipe, contribuiu para o excelente resultado final. Registre-se também a competente trilha sonora, composta especialmente por Marcus Viana, e o elenco bem escolhido.


     

      Os destaques de Pantanal foram muitos. O principal deles foi a utilização da natureza transformando-a num elemento importante na trama. O manifesto ecológico surgia através da tomada de consciência a respeito dos fatos da região.

      A novela fez brilhar a atriz Jussara Freire, perfeita como a criada Filó. Transformou Paulo Gorgulho e Cristiana Oliveira em astros de maneira repentina, e deu novo impulso às carreiras de Marcos Palmeira e Marcos Winter.

 

      Mas o mérito maior é mesmo de Benedito Ruy Barbosa apresentando uma das melhores novelas de todos os tempos, escrita com inspiração.
      O autor declarou: "O público adorou conhecer a paisagem de um lugar pouco conhecido do Brasil. O espectador relaxou na frente da tevê com paisagens deslumbrantes e uma história simples."


Elenco:
CLÁUDIO MARZO - José Leôncio / Velho do Rio (Joventino)

MARCOS WINTER - Jove (Joventino neto)

CRISTIANA OLIVEIRA - Juma Marruá

JUSSARA FREIRE - Filó

MARCOS PALMEIRA - Tadeu

PAULO GORGULHO - Zé Lucas de Nada

ALMIR SATER - Trindade

SÉRGIO REIS - Tibério

ELAINE CRISTINA - Irma

ÍTALA NANDI - Madeleine

NATHÁLIA TIMBERG - Mariana

ANTÔNIO PETRIN - Tenório

ÂNGELA LEAL - Maria Bruaca

LUCIENE ADAMI - Guta

TARCÍSIO FILHO - Marcelo

ROSAMARIA MURTINHO - Zuleica

GIOVANNA GOLD - Zefa

ÂNGELO ANTÔNIO - Alcides

ANDRÉA RICHA - Muda (Maria Ruth)

JOSÉ DE ABREU - Gustavo

FLÁVIA MONTEIRO - Nalvinha

RÔMULO ARANTES - Levi

GISELA REIMAN - Érica

ERNESTO PICCOLO - Renato

EDUARDO CARDOSO - Roberto

JOÃO ALBERTO - Zaqueu

LANA FRANCIS - Teca

GLÁUCIA RODRIGUES - Matilde

JÚLIO LEVY 

FONTE: teledramaturgia.com.br
 







Nenhum comentário:

Postar um comentário