sexta-feira, 25 de abril de 2014

HOLOCAUSTO BRASILEIRO - SUGESTÃO DE LIVRO






      Sempre sugeri romances aqui. Desta vez, vou sugerir um livro que me chocou,  tamanho o absurdo do seu conteúdo. "Holocausto Brasileiro" é como um soco no estômago. Um manicômio em Minas Gerais que durante o século vinte serviu de prisão  para milhares de pessoas. Mais que isso, um verdadeiro campo de concentração onde pessoas "nocivas" para a Sociedade eram exterminadas. 


------------------------
      Neste livro-reportagem fundamental, a premiada jornalista Daniela Arbex resgata do esquecimento um dos capítulos mais macabros da nossa história: a barbárie e a desumanidade praticadas, durante a maior parte do século XX, no maior hospício do Brasil, conhecido por Colônia, situado na cidade mineira de Barbacena. Ao fazê-lo, a autora traz à luz um genocídio cometido, sistematicamente, pelo Estado brasileiro, com a conivência de médicos, funcionários e também da população, pois nenhuma violação dos direitos humanos mais básicos se sustenta por tanto tempo sem a omissão da sociedade.

 

       Pelo menos 60 mil pessoas morreram entre os muros da Colônia. Em sua maioria, haviam sido internadas à força. Cerca de 70% não tinham diagnóstico de doença mental. Eram epiléticos, alcoólatras, homossexuais, prostitutas, gente que se rebelava ou que se tornara incômoda para alguém com mais poder. Eram meninas grávidas violentadas por seus patrões, esposas confinadas para que o marido pudesse morar com a amante, filhas de fazendeiros que perderam a virgindade antes do casamento, homens e mulheres que haviam extraviado seus documentos. Alguns eram apenas tímidos. Pelo menos 33 eram crianças.

Número de Paginas : 272

FONTE: http://www.livrariasaraiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário