segunda-feira, 16 de junho de 2014

ÓRFÃO NO HAITI GANHA PRÓTESE FEITA POR IMPRESSORA 3D



 

      Um órfão de 12 anos foi a primeira pessoa a receber uma prótese criada com uma impressora 3D no Haiti, segundo informações da agência de notícias Reuters. Stevenson Joseph, que nasceu sem os dedos das duas mãos, usa desde o final de abril uma peça presa ao braço esquerdo. Os dedos de plástico se movimentam, permitindo que o usuário segure objetos.

      A prótese foi criada por um casal da Califórnia (EUA) que visitou o Haiti em 2012, conheceu a criança abandonada aos três anos e decidiu desenvolver a mão protética de baixo custo. A peça custou US$ 300 (cerca de R$ 664) e permitirá no futuro que o menino tenha inclusive a possibilidade de escrever com a mão.

      
     “Agora eu posso segurar uma bexiga. Posso jogar basquete. Posso segurar o controle remoto da TV e empurrar meus amigos que usam cadeira de rodas. Posso segurar uma garrafa de água, uma sacola. Gosto muito dela [da prótese]“, afirmou Joseph, segundo a Reuters.


      Em 2010, o haitiano Stevenson foi levado ao hospital Bernard Mevs, da capital Porto Príncipe, mas a equipe de ortopedia não pôde ajudá-lo. “Alguns problemas congênitos, como o dele, são difíceis de lidar. Nem uma cirurgia resolveria”, afirmou Thomas Iwalla, um ortopedista queniano que trabalha no local.

      A situação mudou no ano passado, quando o engenheiro John Marshall e sua mulher, Lisa, conheceram Joseph durante uma missão humanitária no Haiti. Quando voltaram aos EUA, Marshall pesquisou sobre próteses feitas com impressoras 3D e encontrou um sul-africano que havia construído uma peça depois de perder os dedos em 2011, durante um acidente de trabalho.

      O engenheiro então passou meses desenvolvendo a prótese para o garoto haitiano, até chegar ao modelo final. A peça foi enviada hospital Bernard Mevs, que a colocou na criança.

Fonte: UOL


Nenhum comentário:

Postar um comentário