sexta-feira, 22 de agosto de 2014

GRANDES NOVELAS - XICA DA SILVA








 


      Xica da Silva trouxe de volta à Rede Manchete o terceiro lugar no ranking da televisão, fazendo com que a emissora recobrasse seu prestígio depois de anos de crise.

      Mais uma vez a arma utilizada foi o erotismo e a forte retratação histórica. Para tando, a emissora investiu em torno de 6 milhões de dólares.


Taís Araújo como Xica da Silva

   Uma cidade cenográfica foi construída em Maricá, onde foi reconstituído O Arraial do Tijuco (MG). Várias cenas foram gravadas em Minas Gerais, mostrando a natureza de rara beleza da região. A novela também teve locações em Portugal - cenas dos últimos capítulos gravados no Palácio Pombal.

Drica Moraes como Violante

      A escolha da protagonista foi um problema para o diretor Wálter Avancini. Depois de uma rigorosa seleção por todo o país, ele descobriu que sua Xica da Silva estava perto. Tratava-se de Taís Araújo, que terminava as gravações de Tocaia Grande, a novela anterior, na qual vivia a personagem Bernarda. Mesmo muito nova para o papel (a moça tinha 17 anos, enquanto a personagem tinha por volta de 25), Taís surpreendeu, mostrando-se talentosa.

     No papel da mãe de Xica estava Zezé Motta, que viveu a Xica do cinema, no filme de Cacá Diegues, de 1976.

    Com primorosa e caprichada direção de Avancini, Xica da Silva foi uma novela empolgante, forte, sensual, realista, e não poupou em cenas de violência explícita. São inúmeras as seqüências de assassinatos, execuções, e até torturas. Um dos fortes momentos da novela aparece quando Maria (Zezé Motta), mãe de Xica, é morta, tendo seus braços e pernas amarrados a quatro cavalos que, assustados por um tiro, correm em direções contrárias, esquartejando o corpo da negra em plena praça pública. Além dessa, as cenas que envolviam as bruxarias de Benvinda (Míriam Pires) e Violante (Drica Moraes) também não economizaram em tecnologia e realismo.


Walcyr Carrasco

      As cenas de nudez ganharam destaque na trama. Adriane Galisteu foi quem mais apareceu nessa condição. Taís Araújo, por sua vez, não tinha idade para aparecer nua. A atriz era menor, por isso, quando ela completou 18 anos (durante a novela), Avancini comemorou. Uma semana depois de seu aniversário e depois de mais de 50 capítulos de espera, a atriz apareceu nua no capítulo do dia 02/12/1996. O assunto foi, inclusive, capa da revista Manchete.
   


     O grande mistério de Xica da Silva ocorreu em seus bastidores. Quem era o tal Adamo Angel que escrevia a novela? A imprensa especulou na época e até nomes da Globo foram cogitados.

    Faltando um mês para o fim da trama, o suspense terminou: era Walcyr Carrasco, contratado do SBT na época - por isso o pseudônimo. Avancini convidou Carrasco para escrever na Manchete, mas o autor só aceitou se continuasse no SBT e escrevesse Xica com outro nome - escondido de Silvio Santos. Descoberto, Silvio obrigou Carrasco a escrever uma novela para o SBT, como punição: Fascinação, em 1998.

    O sobrenome Angel era um contraponto ao sobrenome do autor, Carrasco.

     Vários foram os destaques do elenco. Além de Taís Araújo, revelada nessa novela, destacou-se também Drica Moraes, ao interpretar a vilã Violante, um papel marcante e um dos melhores da carreira da atriz.

      Durante a fase final de exibição da novela, em 1997, a Manchete promoveu sorteios de prêmios para os telespectadores de Xica da Silva. O telespectador deveria tentar adivinhar com quem o Contratador João Fernandes (Victor Wagner) ficaria no final da novela: com Xica, com Violante ou sozinho.


     
      No último capítulo, há uma  passagem de tempo, e Zezé Motta (a mãe de Xica, que havia morrido), retorna para viver a Xica velha. Por sua vez, Taís Araújo também reaparece, como Joana, filha de Xica.

FONTE: http://teledramaturgia.com.br/





Nenhum comentário:

Postar um comentário