segunda-feira, 17 de novembro de 2014

LIVRO SOBRE EDUCAÇÃO DE SURDOS VENCE O PRÊMIO JABUTI



    Tenho um aluno surdo, e agora? Esse é o título da obra vencedora do 56º Prêmio Jabuti 2014 na categoria Educação. Organizado por Lara Ferreira dos Santos e pela professora autora do Redefor Educação Especial e Inclusiva, Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, o livro reúne textos de profissionais que trabalham na área da Surdez. Entre eles, outra docente do programa, Marina de Lima Isaac Leandro Campos.

    Em cada capítulo são apresentadas e debatidas questões que envolvem a surdez como a Língua Brasileira de Sinais, o papel do intérprete na escola, as políticas vigentes, metodologias de ensino, a construção de sinais, entre outros.

    De acordo com as organizadoras da obra, a notícia do 1º lugar foi recebida com bastante entusiasmo. “Não é sempre que a Educação de Surdos e a Libras ocupam lugar de destaque na vida nacional. Queremos muito comemorar.”

    Além de atuar como uma das organizadoras, a professora Cristina também participou, como autora, de três capítulos: “Estratégias metodológicas para o ensino de alunos surdos”; “O intérprete de Libras no contexto da escola inclusiva – Focalizando sua atuação na segunda etapa do Ensino Fundamental” e “Libras no currículo de cursos de Licenciatura – Estudando o caso das Ciências Biológicas”.

    Já Mariana participou da elaboração de outros três: “Educação inclusiva para surdos e as políticas vigentes”; “Aspectos da gramática da Libras” e “O ensino de Libras para futuros professores da Educação Básica”. “Quando recebi a notícia que a obra estava entre os dez finalistas, já fiquei muito feliz. Imagine com o primeiro lugar! Fiquei honrada por fazer parte desta história. Viva a Libras!”, explanou.

    Na mesma categoria foram premiados os livros “Aberturas para história da educação”, de Dermeval Saviani (2º lugar) e “Na trilha da gramática – conhecimento linguístico na alfabetização e letramento”, de Luiz Carlos Travaglia (3º lugar).

 REDE SACI

3 comentários:

  1. Continuo aguardando seu contato, Cristiano.

    Rose ( rconfessor@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Cristiano, apresentarei um trabalho no Congresso Internacional de Educação e Inclusão que acontecerá na primeira semana de dezembro na Paraíba. Meu trabalho é voltado para o tema Literatura Infantil e inclusão. Gostaria muito de apresentar sua coleção de contos de fadas inclusivo, para o público do congresso. Peço que entre em contato comigo por e-mail para conversarmos. Não encontrei seus contatos na internet, po isso, estou postando aqui.
    Um abraço,

    Rose ( rconfessor@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  3. Olá, Rose! Não tenho por hábito trocar informações por aqui, por isso, acabei só vendo tua mensagem hoje (13/01). Que pena mesmo! Como foi a apresentação do seu trabalho? Meu contato no facebook é meu nome: Cristiano Refosco. Abraço!

    ResponderExcluir