sexta-feira, 7 de novembro de 2014

UM LITRO DE LÁGRIMAS: NOVELA SOBRE GAROTA JAPONESA COM DEGENERAÇÃO ESPINOCEREBELAR



    Um Litro de Lágrimas é uma novela japonesa que conta a história de Aya Kito, uma garota que sofre de uma doença chamada Degeneração Espinocerebelar. Essa condição prejudica as funções do corpo, levando a ataxia, incoordenação, alteração da velocidade  dos movimentos, dificuldades para engolir, falar, alterações do equilíbrio, dentre outras habilidades que comprometem a vida com autoria e independência até nas atividades diárias mais simples.



    Na novela os sinais e sintomas  da doença começaram a aparecer quando Aya tinha 15 anos. Uma menina cheia de planos, sonhos e que se esforçava ao máximo para realizá-los, tendo sua vida devastada pelo diagnostico. Sua mãe, Shioka Kito, sugere a Aya que escreva um diário como forma de entender a doença e ajudá-la no tratamento. Aya empenhava-se diariamente para escrever e colocar naquelas páginas em branco tudo que sentia, era um apoio, uma forma de lutar; escrever era uma forma de continuar a viver.
 São 11 capítulos que contam os detalhes dessa história.

    Uma curiosidade é que o diário de Aya foi publicado e traduzido para o português. Ou seja, quem e identificar com a história ainda tem outra fonte! O livro tem o nome da novela e pode ser encontrado em grandes livrarias!

      O primeiro capítulo da novela pode ser assistido no link abaixo:

 https://www.youtube.com/watch?v=FQDg1uiIzvg 

FONTE: http://www.reab.me/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário