domingo, 4 de janeiro de 2015

SISTEMA PERMITE PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL IDENTIFICAR AMBIENTE PELO SOM



   Para auxiliar a realização das atividades diárias de pessoas com deficiência visual, pesquisadores do NAP-SoL (Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre), do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, em São Carlos, desenvolveram um protótipo de sistema que permite ao usuário fazer a identificação de obstáculo e ambiente por intermédio do som.

  Batizado de GuideMe, o programa computacional funciona em um dispositivo pequeno, ajustável à roupa e utiliza processamento de imagem e localização através do eco para reconhecer o ambiente.

   Por meio de fones de ouvido, o sistema estabelece comunicação com o usuário tanto verbalmente, com o uso de um sintetizador de voz, quanto por meio de sons tridimensionais.

   O sistema explora duas técnicas inovadoras. Uma é baseada em visão computacional que utiliza um webcam convencional e algoritmos de processamento de imagem para detectar a presença de pessoas e identificar rostos conhecidos.

   
    A outra técnica é apoiada em psicoacústica (estudo da relação entre estímulos sonoros e suas sensações decorrentes) e utiliza sensores de ultrassom para localizar obstáculos. Porém, em vez de emitir bipes, como sensores de estacionamento utilizados em veículos, por meio de um algoritmo de geração de áudio 3D, o dispositivo produz um som que aparenta surgir da direção e da distância em que está o obstáculo.

   O protótipo venceu o 2º Concurso Intel de Sistemas Embarcados no começo do mês em Manaus (AM).

   O GuideMe foi desenvolvido pelos doutorandos do programa de pós-graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional (PPG-CCMC) Renê de Souza, Heitor Freitas e Luiz Nunes.

FONTE: https://queminova.catracalivre.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário