quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

A ORIGEM DAS COISAS - NÚMERO DOS SAPATOS

   A história do sapato remonta à Antiguidade, mais precisamente ao período Paleolítico. Os calçados nascem da necessidade de proteção aos pés do homem para que estes pudessem se locomover sobre terrenos ásperos e em condições climáticas desfavoráveis.



    Inicialmente, na Idade Média, só se fazia o sapato na hora (não existia produção para venda aleatória e nem a diferenciação de pés esquerdo e direito).



   A numeração dos sapatos surgiu com o rei Eduardo I de Inglaterra (1239 – 1307). Era filho de Henrique III de Inglaterra, a quem sucedeu em 1272, e de Leonor da Provença. Eduardo mostrou ter uma personalidade e estilo de governo bastante diferentes do seu pai, que procurava reinar por consenso e resolvendo crises de forma diplomática.



   No início do século XIV, mais precisamente no ano de 1305, O Rei Eduardo I, decretou que fosse considerada uma polegada a medida de 3 grãos secos de cevada, colocados lado a lado. Isto visou padronizar as medidas, o que gerou novas possibilidades negócios, pois a partir daí, com a padronização dos tamanhos passou a ser possível a confecção de calçados para vendas posteriores. Desse modo, um calçado medindo 35 grãos de cevada passou a ser conhecido como tamanho 35 e assim por diante.
FONTE: CURIOSIDADE NA HISTÓRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário