quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

NOMENCLATURA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA







     Sempre se referir à “pessoa com Deficiência Intelectual”, “pessoa com deficiência física”, “pessoa com deficiência visual”, “pessoa com transtorno do espectro autista”. Não se utiliza neste contexto o termo “pessoa portadora”, nem se deve utilizar siglas como “PcD”.
 

     Sempre se referir à “pessoa com”. Nunca substantivar um adjetivo, como por exemplo “ele é um deficiente intelectual”, “ele é DI”. O termo “pessoas com necessidades especiais” engloba um grupo muito maior do que o da deficiência, não devendo ser utilizado como seu sinônimo”.
Deficiência física. Mau funcionamento ou paralisia dos membros, oferecendo limitação na mobilidade do indivíduo. Pode afetar os membros inferiores, superiores ou ambos, sendo causada por problemas no Sistema Nervoso Central ou no Sistema Locomotor.
Deficiência Intelectual. Funcionamento intelectual inferior à média, associado a limitações adaptativas em pelo menos duas áreas de habilidades adaptativas (comunicação, autocuidado, vida no lar, adaptação social, saúde e segurança, uso de recursos da comunidade, determinação, funções acadêmicas, lazer e trabalho), com início antes dos 18 anos.
Deficiência mental*. Nomenclatura não mais indicada por especialistas, substituída por Deficiência Intelectual.
 
*A APAE DE SÃO PAULO adota atualmente o termo “Deficiência Intelectual” em vez de “deficiência mental”, de acordo com a International Association for the Scientific Study of Intellectual and Developmental Disabilities (IASSID) e a American Association on Intellectual and Developmental Disabilities (AAIDD).
 Deficiência múltipla. Coexistência de duas ou mais deficiências em um único indivíduo.
 
http://www.apaesp.org.br/


 

 

 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário