domingo, 29 de março de 2015

CURSO PREPARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARA TRABALHAR COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL


 
     Com a inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual no ambiente educacional se tornando, cada vez mais, uma realidade no Brasil, profissionais de educação buscam capacitação para lidar de forma adequada com esses alunos. Para preparar estes profissionais, o Instituto APAE DE SÃO PAULO iniciou, no dia 7 de março, o primeiro módulo do curso sobre práticas contemporâneas na inclusão da pessoa com deficiência no ambiente educacional.
 
     O objetivo do curso é oferecer aos profissionais “uma base de conhecimento para que possam compreender o processo de aprendizagem da pessoa com Deficiência Intelectual”, diz Viviane Perico, responsável pelo Serviço de Apoio à Inclusão Escolar da APAE DE SÃO PAULO.
 
     Com carga horária de 180 horas, o curso abrange aspectos neurológicos, genéticos e psiquiátricos envolvidos no diagnóstico da Deficiência Intelectual e outros transtornos diferenciais, como transtorno de aprendizagem, autismo, transtorno de déficit de atenção e transtorno de humor.
 
     Foram apresentados, durante as aulas, conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil, visando facilitar a identificação de possíveis atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor. Além disso, neste módulo foram oferecidos recursos do processo de estimulação no meio pedagógico, fortalecendo também a importância do trabalho multidisciplinar.
 
     Voltado a pedagogos, professores da rede regular de ensino, estudantes e profissionais que atuam direta ou indiretamente com alunos com Deficiência Intelectual, o curso abordou ainda temas como violência e violação de direitos, organização das redes de combate à violência e os ciclos vitais das famílias de pessoas com deficiência.
 
     A metodologia inclui aulas expositivas, textos reflexivos e discussão de casos.
 

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