segunda-feira, 6 de abril de 2015

ORIGENS E SIGNIFICADOS DOS NOMES DAS CAPITAIS BRASILEIRAS - PARTE 2




Florianópolis (Santa Catarina) – União de "Floriano" e pólis ("cidade" em grego); o nome é uma homenagem a Floriano Peixoto, que derrotou em 1893 a Revolta da Armada, no Rio de Janeiro e em Santa Catarina. O nome original da cidade era Nossa Senhora do Desterro, devido ao fato de ser ali um lugar para onde eram enviados desterrados (exilados) portugueses. A troca de nome foi feita por interventores governistas exaltados com a intenção de bajular o presidente da época.

Fortaleza (Ceará) - Referência à Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção.

Goiânia (Goiás) - criado a partir do nome do estado do qual é capital; Goiânia é uma cidade nova e planejada, e substituiu a cidade velha de Goiás como capital em 1937.

João Pessoa (Paraíba) - em homenagem ao governador paraibano assassinado em 1930, em episódio que serviu de pretexto para eclodir a revolução daquele ano. O nome da cidade até então era também Paraíba.

Macapá (Amapá) - Do tupi mpacapa ("bacaba", uma fruta de palmeira) + aba (sufixo de lugar), que significa "lugar das bacabas", fruta típica da região.

Maceió (Alagoas) – União de macá ("o que cobre") + i-ó ("molhado"), "cobertura sobre o molhado", em referência ao fato de a cidade se estender sobre terrenos alagadiços (tal como a origem do nome do estado, Alagoas).

Manaus (Amazonas) - dos manaós, uma tribo da região dos rios Negro e Solimões; a grafia antiga da cidade preservava o "O" e acentuava a vogal precedente: "Manáos".


FONTE:  http://diibep.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário