quarta-feira, 20 de maio de 2015

A REALIDADE DOS CONTOS DE FADAS: UMA ANÁLISE SOCIAL - O BARBA AZUL



     Outro conto com um tema sombrio é o conto do Barba-azul (La Barbe Bleue), escrito por Charles Perrault (1628-1703), publicado nos Contos da Mamãe Gansa em 1697. Nessa história, uma mulher se torna noiva de um rico viúvo chamado Barba-azul, contudo este sombrio homem guardava um segredo tenebroso. Sua noiva ficara sabendo que seu marido já havia tido seis mulheres, as quais misteriosamente haviam morrido; a trama se desenvolve entre a curiosidade da mulher em saber o que se encontra atrás de uma porta que fica sempre trancada, num dia ela consegue pegar a chave do noivo e abre a porta, ao entrar no cômodo ela se depara com os cadáveres das ex-esposas pendurados nas paredes.
      Em si este conto tenebroso procurava alertar as mulheres e os pais para terem cuidado com os maridos que estes procuravam para suas esposas, e além disso em outra interpretação, temos também uma crítica para a "curiosidade feminina", tenha cuidado no que você procura, por que a verdade pode ser cruel.

 


      "Na Itália, Barba Azul é um demônio, que atrai uma sucessão de moças camponesas para o inferno, contratando-as para lavar sua roupa e, depois, tentado-as com o truque habitual da chave da porta proibida". (DARNTON, 1986, p. 67).


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário