segunda-feira, 6 de julho de 2015

1808 - SUGESTÃO DE LIVRO



   
    Um livro fácil e gostoso de ler. Para quem gosta de história, é um prato cheio, com detalhes curiosos da vinda da corte portuguesa para o Brasil, bem como dos primeiros anos da monarquia no Rio de Janeiro.
1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil é um livro de história do Brasil e de Portugal escrito por Laurentino Gomes e publicado em 2008 sobre a transferência da corte portuguesa para o Brasil, ocorrida em 1808.
    Em 2008, 1808 recebeu o prêmio de melhor Livro de Ensaio da Academia Brasileira de Letras e o Prêmio Jabuti de Literatura na categoria de livro-reportagem e de livro do ano de não-ficção.



 
 
 
    Tudo começa quando Napoleão Bonaparte declara o Bloqueio Continental, o qual nenhum país europeu poderia comercializar com a Inglaterra. Desobedecendo a esse bloqueio, Portugal decide continuar comercializando com a mesma.
    Quando Napoleão estava pronto para atacar Portugal, a família real e grande parte da nobreza decide fugir para o Brasil (sua maior colônia) com a proteção da marinha inglesa. Levam consigo todas as riquezas portuguesas com eles (deixando o povo totalmente indefeso e abandonado). A fuga da família real para o Brasil refletiu no processo de independência do país.


 
 
 
    A viagem foi complicada. Estavam em navios veleiros e quase não chegaram ao Brasil, passando meses em alto mar. O estoque de comida e bebidas estava chegando ao fim e havia ratos e baratas nos navios causados pela falta de higiene e transmitiram doenças.


 
 
 
 
    Em 1808, a corte chegou ao porto de Salvador. Os navios foram abastecidos, permitindo a continuação da viagem rumo ao Rio de Janeiro. D. João anunciou a Abertura dos Portos em Salvador, acabando com o Pacto Colonial.
    Em 7 de Março de 1808 a corte chegou na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, porém o desembarque ocorreu somente no dia seguinte. Os brasileiros, que esperavam ansiosamente pela corte, ficaram decepcionados ao vê-los em uma situação precária: D. João era um homem muito gordo e se cansava rapidamente, o príncipe era medroso, Carlota Joaquina era uma mulher feia e a Rainha Maria I era louca.

FICHA TÉCNICA:


1808 - Laurentino Gomes

  • Gênero: Geografia e História
  • Subgênero: História do Brasil e do Mundo
  • Autor: Laurentino Gomes
  • Editora: PLANETA DO BRASIL

FONTE: WIKIPÉDIA


Nenhum comentário:

Postar um comentário