quinta-feira, 23 de julho de 2015

GRANDES PERSONAGENS DA LITERATURA - JULIANA




     Juliana é uma personagem do romance "O Primo Basílio", de Eça de Queirós.
     Invejosa e disposta a ingressar no mundo dos ricos a qualquer preço, ela descobre que sua patroa Luísa está tendo um caso com o primo, o aventureiro Basílio. De posse de cartas comprometedoras que podem denunciar o adultério ao marido de Luísa, Juliana passa a chantageá-la e fazendo com que os papéis de senhora e de empregada se invertam dentro de casa.
     A criada Juliana, sem dúvida, constitui o caráter mais forte da trama queirosiana. É apresentada, desde a sua descrição física, a partir de uma imagem negativa, quase macabra. Luísa, sua patroa, lhe dizia no início da trama, sem nenhum constrangimento, que ela parecia “a imagem da morte". A magreza e o aspecto doentio condiziam com a amargura de uma alma frustrada e muito sofrida. Devia ter quarenta anos e era muitíssimo magra. As feições miúdas, espremidas, tinham a amarelidão de tons baços das doenças do coração.
    Na tv, Juliana foi vivida pela atriz Marília Pera, na minissérie "O Primo Basílio", produzida pela Rede Globo nos anos oitenta. 

Eça de Queirós
FONTE: A PERSONAGEM JULIANA (O PRIMO BASÍLIO) A LEITURA COMO ESTRATÉGIA DE PODER Lucianne Michelle de Menezes


Nenhum comentário:

Postar um comentário