quarta-feira, 15 de julho de 2015

PRINCESAS POLÊMICAS: IARA, PRINCESA BRASILEIRA



    Membro de uma tribo da Amazônia, Iara era a filha de um líder espiritual e já cresceu sendo treinada para ser corajosa, gentil, forte e bonita. Ao contrário de Manuela, Iara era uma pessoa adorada por todos.
 
    Toda essa valentia e generosidade acabaram fazendo com que Iara ofuscasse, ainda que sem querer, seus irmãos mais velhos. Preocupados com a própria reputação, os meninos decidiram que a melhor forma de resolver o problema seria matando a própria irmã, é claro. Como tinham noção de que nem mesmo em dois seriam capazes de acabar com ela, esperaram que Iara dormisse profundamente.
 
    O plano não deu certo e, assim que os dois irmãos se aproximaram de Iara, ela acordou e os matou com um golpe só para defender a própria vida. Essa história trágica repercutiu de maneira ainda mais negativa com o pai de Iara, que não apenas não acreditou que a filha havia matado os irmãos em legítima defesa como declarou que todos da tribo deveriam sair à sua caça.
 
    No final da perseguição, Iara foi capturada e jogada em um rio, onde deveria ter morrido afogada. Sua vida como sereia começou nesse momento, quando se tornou metade humana e metade peixe.
 
    Iara não era qualquer sereia! Ela passou a ter poderes maiores e enlouquecia pescadores desavisados quando começava a cantar. A cantoria era tão boa e a sereia era tão charmosa que os desavisados ficavam hipnotizados com a beleza da cena e acabavam enlouquecendo.
 
    Como toda lenda, existem várias versões que contam a história de Iara. Em algumas mais violentas, a sereia brasileira não apenas hipnotizava os pescadores, como os devorava. Há até quem diga que os pescadores eram levados por Iara ao fundo do rio, onde viveriam em um harém bizarro.  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário