segunda-feira, 31 de agosto de 2015

ERA UMA VEZ UM CONTO DE FADAS INCLUSIVO - PRIMEIRA EDIÇÃO

 


 

Era uma vez um Conto de Fadas Inclusivo - Editora Escritos

 

Autor: Cristiano Refosco Ilustrações: Cristiano Refosco Design Gráfico: Leandro Selister
 
 
    Segundo o último censo do IBGE, 23% da população brasileira apresenta algum tipo de deficiência. Nos últimos anos, cada vez mais crianças com deficiência vem sendo incluídas em escolas comuns. Sendo assim, a coleção de livros infantis “Era uma vez um conto de fadas inclusivo” serve como ferramenta em muitas escolas para que assuntos como inclusão, acessibilidade e respeito às diferenças seja discutido em sala de aula. Apresentando os tradicionais personagens dos contos de fadas com algum tipo de deficiência, a coleção tem títulos como “Chapeuzinho da cadeirinha de rodas vermelha” , “Aladown” “Alice no País da Inclusão”, “Cinderela sem pé”, “Branca Cega de Neve” e busca mostrar às crianças com e sem deficiência o universo das diferenças. Desta forma, crianças com deficiência acabam se identificando e se reconhecendo nos personagens, e crianças sem deficiência entram em contato com temas como inclusão e os diferentes tipos de deficiência através das histórias.
 
    No final de cada livro existe uma espécie de glossário, onde são evidenciados os termos mais adequados para se referir às deficiências, tais como “pessoa com deficiência” e não “portador de deficiência” e “criança com deficiência”, ao invés de “criança especial”.
 
    Outra característica da coleção é que alguns dos personagens carregam nos seus nomes as deficiências que possuem, como o João sem braços, por exemplo. É importante ser observado que estamos falando de nomes de personagens, assim como o Capitão Gancho, a Mula sem cabeça ou a menina do nariz arrebitado, e que em momento algum isso constitui um estímulo para que os alunos se apontem pelas suas diferenças. A ideia é valorizar a deficiência enquanto característica e não tratá-la como se fosse um demérito.
 
    A coleção é formada por 11 livros e ainda traz um CD com a audiodescrição das histórias.
 
Deficiências tratadas em cada livro:
 
Chapeuzinho da Cadeirinha de Rodas Vermelha - paraplegia
 
Branca Cega de Neve - cegueira
 
João sem Braços e o pé de feijão - malformação congênita
 
O Pequeno Polegar que não conseguia caminhar - paralisia cerebral
 
Pinóquio das Muletinhas - Diplegia
 
Cinderela sem pé - malformação congênita
 
Cócegas na Floresta (João e Maria) - surdez
 
O segredo de Rapunzel - malformação congênita
Alice no País da Inclusão - autismo
 
Aladown e Lâmpada Maravilhosa - Síndrome de Down
 
A Bela Amolecida - doença neuromuscular
 
 
CRISTIANO REFOSCO: natural de Santa Maria-RS, é fisioterapeuta e trabalha há 15 anos com crianças com deficiência. "Era uma vez um conto de fadas inclusivo" é sua primeira experiência literária.

Relação dos contos: 

* Chapeuzinho da Cadeirinha de Rodas Vermelha * Branca Cega de Neve * Cinderela sem pé * O Pequeno Polegar que não conseguia caminhar * João sem braços e o pé de feijão * Pinóquio das muletinhas * O segredo de Rapunzel * Cócegas na floresta – João e Maria * A Bela Amolecida * Aladown e a lâmpada maravilhosa
* Alice no país da inclusão.
  1.  Era uma vez um Conto de Fadas Inclusivo. Era uma vez um Conto de Fadas Inclusivo. 1ª Edição ed. Porto Alegre: Editora Escritos (www.escritos.com.br), 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário