quinta-feira, 19 de novembro de 2015

DESVENTURAS DE CADÁVERES FAMOSOS


 
    Normalmente, quando uma pessoa morre, depois de tomadas as devidas providências, o corpo — quase sempre — é enterrado ou cremado e pronto, fim da história. No entanto, não foi bem isso o que aconteceu com os sete personagens que listamos a seguir.
 
    Selecionados a partir de um interessante artigo de Marina Koren, do portal Smthsonian.com, antes de finalmente “descansar em paz”, os figurões sobre os quais vamos falar tiveram seus cadáveres roubados, mutilados, quebrados e enviados de um lado a outro. No entanto, suas histórias são fascinantes. Confira:
 
 

 Ludwig van Beethoven

    Beethoven, coitado, além de perder a audição, viu a sua saúde se deteriorar ao longo de vários anos antes de ele finalmente falecer, isso em 1827. Segundo Marina, o compositor teria solicitado que a causa de sua morte fosse revelada ao público e, portanto, para que seu pedido fosse atendido, o corpo foi submetido a uma necropsia — pelo médico Johann Wagner.
 
 
 

 Charlie Chaplin

    Charlie Chaplin faleceu na Suíça no dia 25 de dezembro de 1977 e, apenas dois meses após o enterro, seu caixão foi roubado, dando origem a uma enorme operação policial que durou cinco semanas. Os ladrões — o polonês Roman Wardas e o búlgaro Gantcho Ganev — pretendiam extorquir US$ 600 mil da viúva do comediante em troca do corpo, mas foram pegos antes que o resgate fosse pago.
 
    Segundo Marina, a dupla de imigrantes desenterrou Chaplin e escondeu o corpo em uma cova em uma plantação de milho a pouco mais de um quilômetro da casa do ator. No fim, Wardas e Ganev foram acusados de roubo de túmulos e presos, e o comediante voltou a ser enterrado no mesmo cemitério — só que sob um tampão de concreto com 1,8 metro de espessura para evitar que o caixão voltasse a ser surrupiado.
 
 
 

 Abraham Lincoln

    De acordo com Marina, o corpo de Abraham Lincoln foi embalsamado após sua morte, em 1865, e enterrado em uma imponente tumba de mármore em Springfield, Illinois. Anos mais tarde, em 1876, um grupo de criminosos decidiu roubar o cadáver do presidente para usá-lo como moeda de troca para que o famoso falsificador de dinheiro Benjamin Boyd fosse solto.
 
 
    Por sorte, no mesmo dia em que foi assassinado, Lincoln havia criado o Serviço Secreto dos EUA — e foram seus integrantes quem descobriram o esquema para desenterrar o presidente. Com isso, o caixão foi colocado sob a tumba de mármore e, em 1901, ele foi novamente desenterrado, selado em uma caixa de aço e guardado sob um bloco de concreto.
 
 

 Alexandre, o Grande

    Embora o paradeiro do corpo de Alexandre, o Grande, seja um mistério até hoje, a maioria dos historiadores acredita que o rei e comandante macedônio foi sepultado em algum lugar de Alexandria, no Egito, cidade que ele fundou. Alexandre morreu aos 32 anos — possivelmente envenenado — na Babilônia em 323 a.C., e seu cadáver teria sido levado à antiga cidade egípcia de Mênfis, onde ficou durante cerca de duas décadas.

FONTE: http://www.megacurioso.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário