segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

29 DE FEVEREIRO - ANO BISSEXTO!

    Cada ano civil tem 365 dias. Mas esse não é o tempo exato que a Terra demora para completar uma volta em torno do Sol. Segundo a doutoranda em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Airan dos Santos Borges, o ano dura, em média, 365,24220 dias – o equivalente a 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 45,5 segundos.
    Para manter certo padrão na duração dos anos, optou-se por compensar as horas excedentes acrescentando um dia no calendário a cada quatro anos, o que caracteriza o ano bissexto (366 dias). No caso do calendário gregoriano, usado pela maioria dos países, esse dia é 29 de fevereiro. Caso o ajuste não fosse feito, poderia haver disparidade nas estações do ano – inverno vigorando em meses de outono, por exemplo –, além de interferir nas comemorações religiosas.
    Antigamente, alguns sistemas não aceitavam registros com o dia 29 de fevereiro. Para não ter problema na confecção de documentos como a cédula de identidade, algumas crianças nascidas nessa data costumavam ser registradas em 28 de fevereiro ou em 1º de março. No entanto, a diretora da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) e da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg-SP), Raquel Cunha, afirma que a medida não é mais necessária.
    'Nos anos atuais, não temos tido nenhum problema. Todos os computadores estão adaptados', garante. Ela ainda ressalta que, no Brasil, não há nenhum tipo de legislação que preveja a prorrogação ou antecipação do registro de nascimento. 'As pessoas podem ser registradas no dia 29 de fevereiro, não há nenhum empecilho', assegura.
     O que Raquel Cunha também nota é que há pessoas que reivindicam a retificação do registro para o dia real de nascimento - quem nasceu em 29 de fevereiro, mas acabou sendo registrado em outra data. Segundo ela, o pedido pode ser feito mediante a apresentação de documentos que comprovem o fato, como a Declaração de Nascido Vivo (DNV). Mas e como fica a comemoração de aniversário nos anos que não são bissextos? 'A pessoa pode escolher o dia mais relevante para ela. Ou comemora nos dois, quem sabe', brinca a diretora.
    De maneira geral, anos bissextos são registrados a cada quatro anos. Mas a regra (instituída pelo Papa Gregório XIII quando passou a vigorar o calendário gregoriano, em 1582) não se resume a esse cálculo: anos seculares, ou seja, divisíveis por cem, têm somente 365 dias, mesmo que sejam divisíveis por quatro – neste caso, 1700, 1800 e 1900 não foram anos bissextos, por exemplo, assim como 2100 não será.
    Entre os seculares, porém, há ainda uma exceção. Os múltiplos de 400 serão bissextos – foi justamente essa regra que determinou a existência do 29º dia em fevereiro de 2000 e fará com que 2400 também tenha um dia a mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário