terça-feira, 21 de junho de 2016

DANDOLO, O GUERREIRO CEGO

 
 
    Enrico Dandolo foi dirigente e  magistrado da República de Veneza, e  em 1192,  liderou a Quarta Cruzada (expedição militar cristã que pretendia conquistar o Egito muçulmano) até a cidade de Constantinopla, na atual Turquia.
 
   Seu exército atingiu o coração do Império Bizantino.
 
    Dandolo foi um líder dinâmico que reformou o sistema monetário veneziano e se tornou uma figura inspiradora no campo de batalha.
 
    Quando suas tropas flanqueavam o inimigo sob uma chuva de flechas, ele foi o líder responsável pela vitória. Seus homens foram a primeira força militar estrangeira a romper as muralhas da capital bizantina.
 
    Dandolo morreu em uma expedição no ano seguinte. Entre seus seguidores era considerado um líder valente, enérgico e vigoroso. Para seus inimigos, era ambicioso, inescrupuloso e astuto.
 
    Mas há dois aspectos de sua vida que podem surpreender o leitor.
 
    Dandolo realizou todas esses feitos com 90 anos - e já estava cego há mais de duas décadas.
 
   O líder veneziano ficou cego após levar um golpe na cabeça, quando já era sexagenário, segundo Thomas Madden, autor de sua biografia.
 
   Circulavam histórias sobre como ele ocultava sua cegueira. Colocava um cabelo em sua sopa e se queixava em voz alta", segundo seu biógrafo.
 
O triunfo do doge veneziano Enrico Dandolo (exibido simbolicamente na proa do seu navio) sobre Aleixo V Ducas Murtzouphlos (este montado a cavalo).
Quadro de Gustave Doré (1832-1883)
 
 
FONTE:http://www.bbc.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário